Estudante do ITA prepara jovens e faz cidade ganhar medalhas em olimpíadas de informática, matemática, física e astronomia

Um garoto de 18 anos chamado Marco Antônio Lopes, de família de baixo poder aquisitivo, está produzindo o milagre educacional em Santa Isabel –uma pequena cidade de 50 mil habitantes na região metropolitana de São Paulo. Apesar de ser pobre e com pouca população, a cidade está ganhando medalhas em olimpíadas de informática, matemática, física e astronomia –detalho melhor o caso no www.catracalivre.com.br.

Como ele teve apoio de uma entidade (Ismart) para estudar e entrar no ITA, resolveu retribuir e, há três anos, prepara estudantes de sua cidade para essas olimpíadas, encantando-os com suas aulas.

Há duas discussões aqui: perdemos muito dinheiro porque são poucos brasileiros com altas habilidades como Marco Antônio que são reconhecidos e apoiados. Calcula-se que tenhamos no Brasil cerca de 1,5 milhões de jovens com altas habilidades de aprendizagem.

A segunda discussão tem a ver com um dos problemas deste ano no país: faltam engenheiros, o que, certamente, dificulta nosso crescimento econômico. E isso ocorre, em parte, porque não se estimulam, no ensino público e privado, jovens a se encantarem pelas ciências exatas, como está fazendo o adolescente Marco Antônio.

Autor: Folha.com – Gilberto Dimenstein