Oficial: Morumbi está fora da Copa do Mundo de 2014

Agora é oficial. O Morumbi está fora da Copa do Mundo de 2014. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Fifa confirmaram nesta quarta-feira a informação que o Estado divulgou em abril e o estádio do São Paulo não fará mais parte do projeto paulista.

De acordo com o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo 2014 (COL), o São Paulo não enviou as garantias financeiras para a reforma do estádio – orçadas em mais de R$ 600 milhões. O clube chegou a enviar um sexto projeto ao COL, mas este sequer foi analisado.

O Estado revelou com exclusividade em abril que o Morumbi estava fora da Copa do Mundo. A cidade de São Paulo pretende receber a abertura da competição, e a Fifa não gostou do projeto são-paulino – considerou a reforma insuficiente e pediu a construção de um novo estádio.

Nesta semana, o presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Marco Polo Del Nero, revelou que um novo projeto de estádio será enviado ao COL para garantir a abertura da Copa em São Paulo.

O novo campo, provavelmente, será construído no bairro de Pirituba. Será um complexo esportivo, que deve custar cerca de R$ 500 milhões e terá capacidade para 80 mil torcedores. As verbas para a construção virão da iniciativa privada e do governo paulista.

Nota da CBF

Não foram entregues ao Comitê Organizador Local da Copa do Mundo 2014 (COL), por parte do Comitê da Cidade de São Paulo, as garantias financeiras referentes ao projeto do Estádio do Morumbi aprovado pelo COL/FIFA no dia 14 de maio de 2010.

O Comitê da Cidade de São Paulo enviou ao COL um sexto projeto, que não será examinado.

Sendo assim, fica excluído do projeto da Copa do Mundo de 2014 o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi.

Autor: Estadão.com