A frota verde de táxis pretos de Londres

Uma frota de táxis pretos movidos a hidrogênio estará rodando nas ruas de Londres a partir de 2012. Isso é parte do esforço da cidade para zerar as emissões desses veículos até 2020.

Um protótipo de táxi híbrido com célula de energia foi mostrado no domingo na prefeitura da cidade. O carro é fruto de um consórcio de empresa, incluindo a Lotus Engineering. 

A capital inglesa quer limpar o ar da cidade, tomado pela fumaça diesel de táxis e ônibus – esse projeto é um dos primeiros passos para tentar resolver o problema.

Kit Malthouse, líder do consórcio londrino, disse que a poluição gerada pelos táxis pretos da cidade precisa ser resolvido.

“Este protótipo de táxi com células de energia, que emite apenas água do escapamento, é uma visão incrível de como o a tecnologia de hidrogênio pode, em breve, representar um papel central na limpeza do ar.”

O protótipo pode chegar a quase 30 km/h e tem uma autonomia superior a 400 km. O melhor é que só bastam cinco minutos para ele ser recarregado.

Claro que ainda faltam mais pesquisas para baratear a tecnologia e para criar uma rede de postos de abastecimento pela cidade, mas o importante é que a iniciativa foi dada.

Autor: Depois da Roda