Dentro de uma usina nuclear russa

Um blogueiro russo fez uma visita a uma moderna usina nuclear russa. Normalmente é proibido tirar fotos mas foi aberta uma exceção para neste caso. Então agora temos uma rara chance de ver o que há dentro de uma usina nuclear russa. A usina está situada perto da cidade de Smolensk. Seu potencial de geração de energia é de 3 megawatts e sua contrução durou 8 anos, de 1982 a 1990. O projeto original tinha 4 reatores nucleares mas, por causa do pânico gerado pelo acidente de Chernobyl o último bloco não foi concluído, por isso há três deles por enquanto. 

Vamos para dentro. 

Hoje em dia existem 10 estações geradoras de energia na Russia. Essa, sozinha, produz 1/7 da totalidade de energia gerada no país. É considerada uma usina de grande porte. 

Por essa usina ter sido construida após o acidente de Chernobyl, seus projetistas destinaram atenção especial às questões de segurança, no sentido de evitar acontecimentos semelhantes. Os responsáveis costumam dizer que “Os escritores de ficção científica estão em segundo lugar quando o assunto é fertilidade de imaginação. O primeiro lugar fica com os engenheiros responsáveis pela segurança das usinas nucleares”. Com isso eles querem dizer que não importa o quão inimaginável o acontecimento possa ser, os sistemas de segurança tem que estar reparados para ele. 

A estrutura externa que proteje os reatores pode aguentar explosões que superam em 10 vezes a força de uma bomba atômica. Imagine.

A área de segurança de 30km em volta da usina é literalmente cheia de todos os tipos de sensores e aparelhos de monitoração que medem as condições do ambiente e reportam qualquer variação, por menor que seja, nos níveis de radiação. Há também uma represa cujo objetivo é armazenar uma quantidade estratégica de água. A represa é conhecida por ter água extremamente limpa e perfeita para pesca. É o sonho de todos os pescadores da região – Não congela no inverno e possui diferentes espécies de peixes.

A entrada tem alguns níveis de proteção, que incluem escaneação da palma da mão e checagem de peso (para verificar se é diferente do que consta no cadastro do número do crachá).


Todos devem vestir uniforme.

Todos recebem um medidor pessoal de radiação.

O combustível nuclear utilizado é o Urano255.

O Urano255 é colocado nos tubos verdes.

O brilho azul que pode ser visto nesta foto está a 2.5 metros de profundidade. Isso é uma reação do efeito Cerenkov – “Radiação eletromagnética emitida quando uma partícula carregada (como um eletron) passa por um isolante a uma velocidade superior à velocidade da luz”.

A sala de controle principal.

Autor: Blog: http://nmvsite.com/inside-a-russian-nuclear-power-plant/- photo credit: Ilya Varlamov