Solidariedade na FEI

O Centro Universitário da FEI realiza pela 3ª vez a Coleta de Sangue em prol do Instituto HOC de Hemoterapia. A primeira ação foi realizada na FEI em 2008 para ajudar um aluno que na época estava precisando de sangue para um tratamento. A partir desta primeira edição todo ano a FEI realiza a campanha no campus São Bernardo.

Segundo a representante do Setor de Relacionamento com o Doador do Instituto HOC, Pollyana Buscariolo, em todas as edições da coleta de sangue na FEI o número de doadores sempre supera as expectativas; “Já conseguimos coletar 50 bolsas de sangue só na primeira edição, no ano passado esse número subiu para 60 e a expectativa é que o número aumente esse ano” espera Pollyana.

A 3ª edição da coleta de sangue na FEI acontece no dia 09 de junho das 08h00 às 13h00 no prédio B do campus São Bernardo, e é aberto somente a alunos e funcionários da Instituição, mas atenção, a representante do instituto lembra que nem todos os voluntários podem ser doadores. Confira abaixo as instruções do Instituto sobre quem pode ou não participar da campanha como doador.

Orientações gerais para candidatos à doação de sangue

Requisitos para doação de sangue:

• Estar em boas condições de saúde;

• Não estar em jejum. Se tiver almoçado, aguardar no mínimo 2 horas para doar. Se o alimento for muito gorduroso aguardar até 4 horas;

• Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

• Não ter ingerido bebida alcoólica no dia da doação;

• Não ter feito doação de sangue há menos de 2 meses (homem) e há menos de 3 meses (mulher);

• Ter idade entre 18 e 65 anos e peso superior a 50 Kg;

• Apresentar RG ou documento equivalente.

Impedimentos temporários:

• Febre, Diarréia, Gripe ou Sintomas de Gripe nos 7 (sete) dias anteriores à doação;

• Estar apresentando ferimento ainda não cicatrizado;

• Estar apresentando alguma alergia (urticária, rinite, dermatite, etc.), ou estar em tratamento desta;

• Estar grávida ou suspeita de gravidez. Ter tido um parto ou ter sofrido um aborto a menos de 3 (três) meses da doação. Estar amamentando de forma exclusiva ou que o parto tenha sido a menos de 12 (doze) meses.

• Ter sido submetido(a) à endoscopia digestiva ou colonoscopia a menos de 4 (quatro) meses.

• Em caso de procedimento odontológico, deverá aguardar: 1 (um) dia em caso de procedimentos sem anestesia (ajuste de aparelho por exemplo); 3 (três) dias em caso de procedimentos com anestesia local (remoção de tártaro, obturações, etc.); 7 (sete) dias nos casos de extração dentária sem complicações ou 1 (uma) semana após tratamento de canal, drenagem de abscesso, gengivites ou extração dentária com anestesia local (se houver necessidade de uso de antibiótico ou anti-inflamatório aguardar 1 (uma) semana após o término desta medicação). Nos casos de cirurgia odontológica com anestesia geral deverá aguardar 1 (um) mês após o término do tratamento para realizar a doação de sangue.

• Se você fez tatuagem, deverá aguardar 12 (doze) meses para doação se o material utilizado não foi descartável. Em caso de material descartável (e neste caso há necessidade de ser descartável também a tinta utilizada no procedimento) poderá doar 1(uma) semana após o procedimento, ou após a pele estar íntegra.

• Nos casos de acupuntura ou piercing realizados com material descartável, deverá aguardar 3 (três) dias após realização do procedimento para doação de sangue. Porém, se o material utilizado não se encaixa na condição referida, você deverá aguardar 12 (doze) meses para poder realizar sua doação.

• Se você viajou nos últimos 6 (seis) meses ou morou nos últimos 3 (três) anos em região endêmica de malária (no Brasil: Amazonas, Acre, Pará, Maranhão, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Amapá e Tocantins), deverá aguardar este período para realizar sua doação de sangue. Existem várias outras regiões de malária fora do Brasil, e se você tem dúvidas, entre em contato com o serviço médico do banco de sangue.

• Se você tratou de alguma doença considerada de transmissão sexual, aguarde 12 (doze) meses após a cura para doar sangue. Lembre-se que a Sífilis (Cancro), pode manter uma alteração no sangue denominada cicatriz sorológica, mesmo após sua cura e, se você apresenta esta condição, não deve doar sangue, pois sua bolsa não poderá ser utilizada.

• Se você faz tratamento para acne com Isotretinoína (Roacutan) deve aguardar 1 (um) mês, após a suspensão do medicamento, para poder doar sangue.

• Se você usa Finasterida (Propécia, Proscar) para queda de cabelo, deverá aguardar 1 (um) mês após interrupção do medicamento, para realizar sua doação. Se você usa esta medicação para doença da próstata, não deve doar sangue.

• Se você recebeu vacina anti-rábica após exposição animal, somente poderá doar sangue 1(um) ano após a vacinação. Se esta vacina foi profilática, deverá aguardar 4 (quatro) semanas para realizar sua doação.

• Outras vacinas: Influenza (gripe), Hepatite B Recombinante, Hepatite A, Hemophillus Influenzae, Pneumococo, Leptospirose, Brucelose, Peste, Cólera, Pólio (Salk), Difteria, Tétano, Febre Tifóide (injetável), Meningite, Coqueluche – aguardar 48 (quarenta e oito) horas para doação. Pólio Oral (Sabin), Febre Tifóide Oral, Caxumba, Febre Amarela, Sarampo, BCG – aguardar 3 (três) semanas para doação. Rubéola, Varicela (Catapora), Varíola – aguardar 4 (quatro) semanas para doação. Se você recebeu Roghan – 1(um) ano.

• Se você recebeu transfusão de sangue ou componentes ou teve relação sexual com pessoa nesta condição, deve aguardar 12 (doze) meses para doar sangue.

• Se seu parceiro(a) faz tratamento com hemodiálise, você deve aguardar 12 (doze) meses após o término do tratamento ou último contato para doar sangue.

Algumas Doenças Infecciosas e tempo de inaptidão:

Amigdalite, Otite, Sinusite: 2 (duas) semanas após o fim do tratamento

Conjuntivite: 1 (uma) semana após a cura

Tuberculose Pulmonar: 5 (cinco) anos após a cura

Rubéola, Erisipela: 2 (duas) semanas após a cura

Caxumba, Varicela: 3 (três) semanas após a cura

Dengue: 4 (quatro) semanas após a cura.

Dengue hemorrágica, Herpes Zoster: 6 (seis) meses após a cura

Toxoplasmose: 1 (um) ano após a cura.

Se você foi submetido a cirurgia e não recebeu transfusão de sangue:

Apendicectomia, Hemorroidectomia, Hernioplastia: aguarde 3 (três) meses para doação.

Ressecção de Varizes, Amigdalectomia: 3 (três) meses

Colecistectomia, Vagotomia super seletiva, Histerectomia: 6 (seis) meses

Laminectomia, Artrodese de Coluna, Tireoidectomia: 6 (seis) meses

Colectomia, Nefrectomia, Esplenectomia pós trauma: 1 (um) ano

Miopia ou Catarata: após alta oftalmológica

SE VOCÊ USA ALGUMA MEDICAÇÃO OU É PORTADOR DE ALGUMA DOENÇA QUE NÃO CONSTE NESTA ORIENTAÇÃO, ENTRE EM CONTATO COM O BANCO DE SANGUE PARA QUE POSSAMOS ORIENTÁ-LO QUANTO A SUA DOAÇÃO.

Impedimentos Definitivos:

• Ter apresentado Epilepsia ou crises de Convulsão após a infância;

• Ter usado hormônio de crescimento de origem humana;

• Ter usado os medicamentos a base de Acitretina e Etretinato (respectivamente: Neotigason e Tigason para tratamento de psoríase);

• Ter contraído Malária (maleita);

• Ter Doença de Chagas ou ter sido picado pelo inseto barbeiro (chupança);

• Ter contraído Hepatite após a idade de 10 anos;

• Ser Diabético em uso de Insulina;

• Ter tido Câncer;

• Ter Bronquite ou Asma sem controle com medicamento inalatório;

• Ter Hanseníase, Filariose (Elefantíase), Tuberculose extra-pulmonar, Doença Pulmonar como DPOC, Embolia Pulmonar, Enfizema Pulmonar; Antecedente de AVC e Doença Cardíaca como Arritmia e Doença Coronariana;

• Ter alteração sorológica em doação anterior para Hepatite B, Hepatite C, HTLV, Chagas, Sífilis e HIV;

• Se você foi submetido a transplante de córnea, cirurgia cardíaca, gastrectomia total, pneumectomia, esplenectomia (exceto se for pós-trauma).

• Ser portador do vírus da AIDS (HIV), ou pertencer ou ter pertencido ao chamado Grupo de Comportamento de Risco para a AIDS, isto é: ter ou ter tido relações homossexuais ou bissexuais ou vários(as) parceiros(as) sexuais, ou usar ou ter usado drogas (tóxicos) injetáveis, ou ter tido relação sexual com pessoa deste grupo.

A doação passo a passo

Na recepção Banco de Sangue você fornece informações básicas: nome, endereço, idade, etc., e apresenta seu RG ou documento equivalente.

Você é submetido(a) a uma triagem clínica, respondendo confidencialmente perguntas sobre sua saúde atual e passada, e sobre fatores de risco para doenças. Serão medidos sua pressão arterial e seu pulso, e será examinada uma gota de seu sangue para medir o teor de hemoglobina ou hematócrito, com o objetivo de determinar se você tem suficiente reserva de glóbulos vermelhos para fazer uma doação.

Se você for considerado(a) apto(a) será encaminhado(a) à sala de coleta. Um profissional treinado fará cuidadosa assepsia em seu braço e colherá cerca de 450 ml de seu sangue por meio de agulha acoplada à bolsa plástica, ambos estéreis e descartáveis. A duração da coleta em geral é de 5 a 10 minutos e você estará sendo assistido(a) durante todo o procedimento.

Após a coleta você descansa cerca de 10 minutos e se dirige à sala de lanches.

Seu sangue será submetido a testes específicos. Além da tipagem (Grupo e Rh), vários exames serão efetuados para evidenciar uma possível infecção por Hepatites B e C, AIDS, HTLV I/II, Sífilis e Doença de Chagas.

Você receberá pelo correio sua Carteira de Doador.

Se você precisar, peça um Atestado de Doação antes de sair do Banco de Sangue.

Se você não faz parte da comunidade da FEI e deseja ser um voluntário,
dirija-se ao Instituto HOC de Hemoterapia e faça sua doação

INSTITUTO HOC DE HEMOTERAPIA

Banco de Sangue – Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Rua João Julião, 331- sala 1 – São Paulo
0800-772 12 27

Tel./Fax: (11) 3287-7253 / 3287-7372 / 3287-7009
Para maiores informações acesse o link:

www.haoc.com.br/banco_sangue