Morre Marcio Rillo reitor da FEI

Faleceu nesta madrugada de segunda-feira, 24 de maio, o reitor do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), professor doutor Marcio Rillo, em consequência de causas naturais. 

Nascido em Apucarana, Paraná, Marcio Rillo tinha 56 anos e estava à frente do Centro Universitário da FEI desde janeiro de 2002. 

Formado em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela FEI e em Economia pela USP, Marcio Rillo era mestre, doutor e livre-docente em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli USP), tendo coordenado a pós-graduação e orientado diversos trabalhos de doutorado e mestrado nas áreas de automação industrial e inteligência artificial.

Atualmente, Marcio Rillo era membro do Conselho Superior de Tecnologia e Competitividade (Contec) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e também membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Bernardo do Campo.

Marcio Rillo realizou várias pesquisas no exterior, principalmente na Alemanha e França. Neste último país realizou estudos nos laboratórios da ENSAM – Ecole National Superieure d’Arts et Metiers/Paris – para aprimorar os laboratórios da FEI. No Institut fuer Prozessrechentechnik und Robotik (IPR), da Universidade de Karlsruhe, na Alemanha, Marcio Rillo cursou ‘doutorado sandwich’ e fez pós-doutorado como bolsista do DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) e do CNPq.

Ex-membro do Comitê Assessor da CAPES, na área de Engenharia IV (Elétrica e Biomédica), Marcio Rillo foi consultor ad hoc do CNPq, FAPERJ, FAPERGS, FAPESP, entre outras instituições. Presidiu a Sociedade Brasileira de Automática (SBA), duas edições do Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente e também o Congresso Brasileiro de Redes Neurais. Foi agraciado com o II Prêmio Nacional de Informática da Secretaria Especial de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia, pelo 1º lugar no Concurso Categoria Software, com o trabalho “Utilização de Redes de Petri em Sistemas de Manufatura”.

O professor doutor Marcio Rillo deixa duas filhas: Regina e Marina. O velório acontece hoje (24), às 17h, no Cemitério do Morumbi, em São Paulo. O sepultamento será realizado amanhã, dia 25, às 9h, também no Cemitério do Morumbi.

O Centro Universitário da FEI irá suspender as atividades acadêmicas e administrativas até terça-feira (25), às 12h40.

Autor: Assessoria de imprensa