Engenharia e finanças sofrem com baixa qualificação

Brasil está na segunda posição dos países que mais padecem com baixa qualificação dos trabalhadores. Confira os dez cargos com maior escassez de talentos

Mais da metade das empresas brasileiras têm dificuldade para encontrar funcionários com qualificação compatível com os cargos oferecidos. No mundo, o índice atinge os 31%.

Segundo levantamento, no Brasil, há mais dificuldade para encontrar profissionais qualificados para carreiras com exigência de nível médio.

Em cargos de ensino superior, faltam profissionais formados em engenharia, contabilidade e áreas da tecnologia da informação.

O Brasil está na segunda posição da pesquisa global. Aqui, 64% admitiram dificuldades para contratar profissionais qualificados. No Japão, líder do ranking, 76% das empresas admitiram padecer com baixa qualificação dos trabalhadores.

Nas Américas, a Argentina vem logo depois com 53% das empresas. Nos Estados Unidos, apenas 14% das empresas têm alguma dificuldade para encontrar profissionais qualificados.

No continente, as carreiras da área financeira estão na sétima posição das que mais carecem de pessoal qualificado. Áreas ligadas a engenharia vêm logo depois, na oitava posição.

Para chegar a esses resultados, a consultoria Manpower ouviu 35 mil empresas de 36 países.

A baixa qualificação profissional é a principal razão para que sobrem vagas em 64% das empresas brasileiras, segundo pesquisa, divulgada nessa segunda-feira. Saiba como o Brasil precisa se equipar para superar este problema. Confira na próxima página quais as profissões onde há mais falta de trabalhadores qualificados no Brasil. 

Os dez cargos com maior escassez de talentos no Brasil

1. Técnicos de produção, operações, edificações e manutenção e manutenção)

2. Trabalhadores de ofício manual (como eletricistas e carpinteiros)

3. Operadores de Produção

4. Secretárias e Assistentes Administrativos

5. Operários

6. Engenheiros

7. Motoristas

8. Contadores e profissionais de finanças

9. Profissionais de TI

10. Representantes de Vendas

Autor: Portal Exame