Fotos aéreas mostram como era SP há mais de 50 anos

Quer ver como era o seu bairro em 1958? Entre no Geoportal, o site da Multispectral, líder em mapas digitais no Brasil. Lá, a empresa disponibiliza fotografias aéreas tiradas em 1958, que permitem o internauta observar como a cidade sofreu mudanças radicais. Basta clicar no http://www.geoportal.com.br e digitar a cidade e rua de interesse. Ao lado direito do mapa, no link 1958, é possível ver como determinada região era geograficamente na época. 

Geoportal disponibiliza fotografias aéreas tiradas em 1958

O Geoportal conta com fotos da capital paulista inteira e partes de Guarulhos, Osasco e Grande ABC, todas tiradas em 1958 e depois em 2008. “É uma oportunidade observar o passado de locais onde nascemos, passamos a nossa infância, moramos e trabalhamos hoje”, diz Wagner Pacífico, diretor de Marketing da Multispectral. 

Região do Sumaré/SP, em 2008

A interpretação de imagens aéreas é uma técnica muito utilizada na geografia, especialmente na hora de produzir mapeamento ou informações relacionadas a espaços geográficos, como tipo de solo ou tipo de vegetação. “Quando aplicamos a dimensão do tempo na cidade de São Paulo, e obtivemos o que pode se chamar de mapa 4D, a interpretação das imagens proporciona mais informação, para mais tipos de profissionais”, conclui Pacífico. 

Imagem aérea da mesma região do Sumaré, em São Paulo, no ano de 1958

Devido ao potencial de se extrair informações novas dessas imagens, a Multispectral decidiu disponibilizá-las na internet gratuitamente. Dessa forma, profissionais da imprensa, mercado imobiliário, planejamento urbano etc., poderão conhecer as vantagens do uso de mapas digitais e imagens aéreas. “Quando tivemos contato com este acervo histórico e valioso da nossa cidade, entendemos que o papel social da Multispectral seria disponibilizar isso para o uso de todos”, diz Valdir Grossi, sócio-diretor da Multispectral. 

Bairro de Perdizes, em São Paulo, no ano de 1958

O Geoportal é um serviço de mapas via internet que disponibiliza mapas de 2.818 cidades brasileiras – o maior acervo do Brasil – e imagens aéreas de mais de 400 cidades, todos produzidos pela Multispectral, empresa brasileira pioneira na produção de mapas digitais no Brasil, desde 1989. Além de ser gratuito para o acesso do público em geral, o Geoportal oferece serviço pago para que empresas de frotas e rastreamento de veículos localizem carros, caminhões, cargas, pessoas e qualquer objeto de valor. O serviço chama-se GPS/OLM (Object Location and Management) e é fornecido para cerca de 85% do mercado de rastreamento e gerenciamento de risco. 

Região de Perdizes em São Paulo, no ano de 2008

Autor: Assessoria de imprensa