Colômbia planeja aprofundamento dos portos

O Ministério dos Transportes da Colômbia anunciou que pretende aumentar a profundidade do Porto de Cartagena para 14,5 metros este ano. Segundo o órgão, a previsão é futuramente o complexo alcance os 17 metros.

Além de Cartagena, o órgão federal planeja realizar obras no Porto de Buenaventura. “Dentro desses planos buscamos realizar dragagens de profundidade adicionais para Buenaventura, para 15 metros”, informou o ministro dos Transportes, Andrés Uriel Gallego.

Ele destacou que a Sociedade Portuária Regional de Buenaventura utilizará US$ 50 milhões para o serviço no canal, para alcançar 13,5 metros de profundidade, tanto na baía interna quanto externa. “Inicialmente a nossa prioridade é completar a dragagem de 12,50 metros da baía externa”, disse Gallego.

Com a dragagem, o governo colombiano pretende corrigir os graves problemas da indústria de transporte marítimo, que é afetada pela sedimentação da baía de Buenaventura. Atualmente, o Ministério do Meio Ambiente aguarda o resultado de um estudo realizado por um grupo de especialistas da Universidade de Cádiz (Espanha) para avaliar a questão.

Além disso, o governo ainda estuda a instalação do Porto em Bahia Málaga. O resultado será anunciado até o próximo dia 7 de agosto.

Autor: A Tribuna