FEI Futebol de robo – Como funciona

Por Flavio Tonidandel

A categoria de futebol de robôs é bem mais avançada e complexa que a categoria LEGO. Isto pois envolve estudos científicos e tecnológicos bem mais avançados e atuais, como por exemplo, as pesquisas e estudos sobre robôs móveis.

Robôs móveis são uma categoria de robôs caracterizados por sua mobilidade, sua capacidade de navegação por ambientes diversos. Diferentemente de braços robóticos e outras categorias, que são instalados em um local fixo de um ambiente estático, onde a maioria dos acontecimentos futuros são previsíveis e não são capazes de se movimentar além de seus limites, os robôs móveis são capazes de se locomover, seja aleatoriamente, ou controlado por algum algoritmo de tomada de decisões. Robôs móveis são utilizados para trabalharem em ambientes desconhecidos, ambientes dinâmicos onde não se tem como prever o estado futuro das variáveis desse ambiente.

A dificuldade enfrentada em pesquisas e desenvolvimento tecnológico na área de futebol de robôs é a mesma, ou até maior, que a área de robôs móveis. Da mesma forma, os robôs de futebol devem se locomover em um ambiente dinâmico que não pode ser completamente previsto, devido ao movimento e ações dos robôs da equipe adversária. Só que, além disso, devem ainda ter a capacidade de se organizarem como um time, atuarem de forma integrada e com estratégias de inteligência artificial.

Para que um time de futebol de robôs funcione de forma plena, diversas pesquisas científicas e aprimoramentos tecnológicos precisam ser integrados e desenvolvidos. Técnicas computacionais de visão computacional, controle de robôs e estratégia, bem como desenvolvimento de circuitos eletrônicos e de telecomunicações via rádio freqüência são incorporados. 

Figura 3 – Esquema do futebol de robôs 

O funcionamento de cada time segue uma mesma fórmula básica: cada time realiza a aquisição da imagem através da sua câmera, processa a imagem usando técnicas de Visão Computacional para descobrir a posição de todos os robôs e da bola. Com esta imagem, um sistema de decisão define a melhor tática a aplicar e os movimentos instantâneos de cada robô. Todo este processamento é realizado em um único computador. Com a decisão de movimentação tomada, um sistema comunicação por rádio envia para os robôs uma mensagem como movimento a ser realizado. A figura 3 mostra um esquema de funcionamento do futebol de robôs.