USP: Feira Brasileira de Ciências e Engenharia começa hoje, em SP

Começa hoje, às 14h00, no campus da USP, em São Paulo, a 8ª edição da FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, que é promovida pela Escola Politécnica da USP, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI). A FEBRACE é a maior feira nacional de ciências e engenharia. Serão apresentados 280 projetos finalistas selecionados entre estudantes do ensino fundamental, médio e técnico, de escolas públicas e privadas de todas as regiões do Brasil. São projetos originais e inovadores, focados, em sua maioria, em soluções criativas para os problemas do dia a dia

Esta edição, cuja abertura oficial ocorrerá às 14h00, será aberta para a imprensa antecipadamente, das 10h00 às 12h00, de forma que as equipes de reportagem possam realizar seu trabalho com mais tranquilidade  – o que não impede a cobertura do evento em outros dias e horários. Veja abaixo alguns destaques da mostra.

Óculos-mouse – Os deficientes físicos dispõem de pouquíssimas opções de equipamentos de informática adaptados às suas necessidades e que apresentem baixo custo e eficiência. Com base nessa constatação, três estudantes gaúchos desenvolveram óculos com a função de um mouse para pessoas com deficiência parcial ou nula nos braços poderem utilizar mais facilmente um computador. Ligado a um mouse convencional, o sistema possibilita que o usuário possa clicar um ícone na tela do por meio do piscar de olhos. Já o cursor é movimentado através dos movimentos da cabeça. Em testes com deficientes físicos, os autores deste projeto – que está em processo de patente ? comprovaram que ele atende às necessidades dessas pessoas, além de ter baixo custo.

Alarme anti-febre – Imagine seu filho com uma febre persistente, daquelas que não baixam nem mesmo depois de dois dias de antibiótico. Para dar mais tranquilidade aos pais nessa situação, dois estudantes de Niterói (RJ) criaram o Baby Therm – um termômetro digital que mantém os pais a par da temperatura corporal da criança, em tempo real e à distância. O termômetro é constituído de duas partes: a da transmissão, que fica localizada no braço da criança, e a da recepção, que pode, por exemplo, ficar no quarto dos pais, em uma distância de até 30 metros. Sempre que a temperatura atingir determinado grau (conforme o grau pré-estipulado pelos pais), é disparado um alarme. O Baby Therm possui uma precisão alta, já que sua calibração é feita de acordo com o termômetro de mercúrio.

Tênis com controle de temperatura – Foi em um dia de forte calor em Franca, no interior de São Paulo, que o estudante de um curso técnico Alberto Eurípedes Conceição Lima teve uma ideia. No início seus colegas acharam que se tratava de uma brincadeira, mas, viram que ele estava falando realmente sério. O estudante pensou em desenvolver um calçado que refrigerasse seus pés e diminuísse a sensação de calor. Surgiu daí o Hybrid Termic Shoes – um calçado com controle eletrônico de temperatura. Semelhante a um tênis esportivo, o calçado possui pastilhas de cerâmica por onde passam correntes elétricas, provocando o resfriamento ou aquecimento no interior dele. Com um design arrojado, é voltado para pessoas que necessitam de cuidados especiais com os pés, como diabéticos, além daquelas que têm problemas de má circulação sanguínea. Também é indicado para esportistas, quem tem suor excessivo nos pés ou estão em busca apenas de maior conforto térmico.

Kit anti-adulteração – Abastecer o carro com gasolina nos postos brasileiros virou um dilema para o consumidor, em função dos inúmeros casos de adulteração de combustível que vieram à tona nos últimos anos. Para garantir que o consumidor não leve gato por lebre, três estudantes de São Caetano do Sul (SP) desenvolveram um sistema pelo qual o próprio motorista pode verificar se a gasolina comercializada no posto atende às especificações da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Para isso, bastará injetar uma mostra de 100 ml da gasolina em um tubo, instalado ao lado do pino de trava da porta do automóvel, e em poucos segundos, o sistema acusará, em um display de LCD instalado no painel do carro, se o combustível está adulterado e qual a porcentagem de adulteração. O sistema possui sensores de luminosidade, que verificam a variação de cor da gasolina de acordo com o nível de adulteração.

Aquatimer – Nada mais desagradável do que acionar uma torneira automática e a vazão da água ser interrompida antes do enxágue das mãos. Para resolver esse problema e ainda economizar água, três estudantes de uma escola técnica de Niterói (RJ) desenvolveram um dispositivo que permite programar o tempo de vazão da água de torneiras ? algo que os modelos similares existentes no mercado não fazem. Composto por um display de LCD e um microcontrolador eletrônico, o sistema possibilita determinar o tempo da vazão da água, conforme o estipulado pelo usuário. Projetado originalmente para ser utilizado em filtros de água para o enchimento de garrafas, pode também ser adaptado para funcionar em torneiras domésticas, caixas d?água, chuveiros e até em piscinas.

Manobra de carro mais fácil – A maioria dos novos modelos de automóveis possui sistemas de sensores que auxiliam os motoristas na baliza, emitindo um sinal sonoro sempre que o veículo se aproxima de um objeto. Porém, o que esses dispositivos não fazem é calcular a distância do carro em relação à calçada. Para ajudar os motoristas nesta tarefa, de modo que eles possam estacionar o carro a uma distância de 30 centímetros do passeio público, conforme estabelece o Código Brasileiro de Trânsito, dois estudantes do Maranhão criaram um sistema com essa finalidade. Composto por sensores, que ficam instalados na lateral do carro, o sistema emite um sinal sonoro que alerta o condutor quando o veículo estiver muito distante ou próximo da calçada, informando a distância.

Despoluidor de escapamento – A poluição atmosférica, gerada pela emissão da fumaça do escapamento de veículos movidos a diesel, já pode ser reduzida. Três estudantes de Ipatinga (MG) criaram um equipamento capaz de filtrar os compostos tóxicos que estão presentes no ar expelido com a queima do diesel. Batizado de Despoluidor Eólico, ao ser acoplado no escapamento, o dispositivo promete reter as partículas nocivas, sem prejudicar o rendimento do veículo.

Sabonete de óleo de cozinha – Até hoje, o reaproveitamento caseiro de óleo de cozinha, limitou-se, na maioria dos casos, à produção de sabão feito com soda – uma substância que funciona bem para lavar roupas, mas que tem a desvantagem de ser muito abrasiva e ressecar a pele. Um grupo de estudantes de Ceres (GO) desenvolveu um processo que possibilita obter do óleo de cozinha dois subprodutos de maior valor agregado: sabonete, com essências e corantes naturais, e biodiesel, que pode ser usado, por exemplo, como combustível para lamparina. O próximo passo do projeto é tornar esse biocombustível mais puro, para poder ser utilizado como combustível para motores. O meio ambiente agradece. Estima-se que cada litro de óleo usado descartado inadequadamente em pias de cozinha ou no solo contamine cerca de 1 milhão de litros d´água.

Churrasco menos poluente – Poucos se dão conta, mas a matéria-prima principal do churrasco, o carvão vegetal, é um vilão do meio ambiente. Além de implicar na destruição de florestas (é obtido por meio a carbonização da madeira – na maioria das vezes de forma ilegal), o carvão vegetal também é altamente poluente. A alternativa existente no mercado, o chamado carvão ecológico, emite menor quantidade de poluentes, mas tem a desvantagem de ter uma combustão inicial difícil e demorada. Para resolver esse problema, três estudantes de Imperatriz (MA) resolveram aprimorar o processo do carvão ecológico. O novo produto, feito à base de argila, fécula de mandioca e carvão vegetal, na proporção de 4-2-1, mostrou ser muito mais eficiente e menos poluente que o carvão vegetal e o ecológico. Além disso, no teste de poder calorífico, esse carvão atingiu 72°C, o maior de todos. Agora, os estudantes pretendem aprimorar a fórmula, de forma que a quantidade de carvão vegetal utilizada na fórmula seja menor ainda.

Carro H2O — Um dos maiores desafios com os quais as montadoras de veículos estão se deparando para viabilizar a venda de carros movidos a hidrogênio é a falta de postos de abastecimento deste tipo de combustível. Para provar que a tecnologia pode ser viável, um grupo de estudantes do Rio de Janeiro desenvolveu o protótipo de um carro movido a hidrogênio e a gás natural veicular (GNV) que gera combustível a partir da água doce, como a da torneira. Com um litro de água dá para abastecer o carro com hidrogênio por uma semana, com a vantagem de o veículo emitir 94% menos poluição que um modelo convencional movido totalmente a gasolina ou a álcool. Isso se deve ao fato de a queima do hidrogênio resultar em vapor dágua e a do GNV ser mais completa do que a de outros combustíveis.

Robôs de lixo tecnológico – O desenvolvimento acelerado de novas tecnologias tem causado um descarte cada vez maior de aparelhos eletroeletrônicos e seus componentes – o chamado lixo tecnológico. Dois estudantes de Palmeira dos Índios (AL) propõem uma alternativa para a reciclagem deste tipo de lixo: a construção de robôs a partir de peças descartadas. Na FEBRACE, eles apresentarão três protótipos de robôs. Um feito de componentes danificados; outro, de CDs usados; e um terceiro, feito de mouse. Além de mostrar que é possível construir robôs de baixo custo, o projeto visa utilizar esses robôs em trabalhos educativos para a conscientização sobre o problema do lixo tecnológico.

Água do banho na descarga – Estudantes de Itajubá (MG) desenvolveram um sistema simples e barato que possibilita reaproveitar a água do banho na descarga do vaso sanitário. Em vez de uma bomba dágua, que consumiria muita energia no transporte da água, eles optaram por adotar o conceito do Parafuso de Arquimedes. Esse sistema consiste basicamente em um cano flexível, enrolado em espiral em torno de um cano rígido. O movimento de rotação do parafuso é o que possibilita a condução da água de um nível para outro. Para seu funcionamento, foi utilizado apenas um motor de 12 volts. Toda a construção do protótipo foi feita de materiais reciclados ou de baixo custo.

Serviço 
A mostra de projetos da FEBRACE 2010 acontecerá de 9 a 11 de março, das 14h às 19h, na tenda de eventos da Escola Politécnica da USP, localizado na Av. Prof. Luciano Gualberto, nº 3, travessa 3, Cidade Universitária, em São Paulo. A entrada é franca. Mais informações: www.febrace.org.br

Autor: Assessoria de Comunicação da USP