Avaliação de emissão no local

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) divulgou a aquisição de uma nova unidade móvel equipada com instrumentação para avaliação do consumo de energia e da emissão de poluentes por equipamentos industriais de combustão e gaseificação

Segundo o IPT, o veículo, do tipo furgão, está equipado com recursos para instalação, transporte e operação de instrumentos de medição das propriedades (vazão, temperatura, pressão e composição química) dos principais fluxos de entrada e saída de gases em equipamentos na própria instalação do cliente.

Na nova unidade, os resultados podem ser verificados no momento de realização dos ensaios, permitindo orientações mais rápidas para a melhoria da eficiência energética e redução das emissões de poluentes atmosféricos.

Para a medição da composição de gases de combustão ou gaseificação, o veículo dispõe de analisadores contínuos para poluentes como dióxido de enxofre, monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e hidrocarbonetos voláteis, e de instrumentos descontínuos para material particulado e condensáveis.

De acordo com o instituto, os analisadores contínuos de gases são pouco usados pela indústria para monitorar processo de combustão principalmente pelo desconhecimento de seus benefícios. A equipe do IPT analisa a planta produtiva do cliente, caracterizando a situação atual, e avalia melhorias que podem ser implementadas.

Com a nova unidade, o IPT pretende facilitar os trabalhos do Laboratório de Energia Térmica, Motores, Combustíveis e Emissões.

Autor: Agência Fapesp