Construção civil na era ambiental

O volume de resíduos gerados pela construção civil já supera o de lixo doméstico em algumas capitais brasileiras. Em Salvador (BA), a quantidade de entulho recolhida em obras e reformas quase chega a 60% do total de lixo da cidade. Em Goiânia (GO) e em Porto Alegre (RS), esse índice fica em 55%. Aqui no Distrito Federal cerca de 50% dos resíduos sólidos são provenientes da construção civil, de acordo com pesquisa feita pela Universidade de Brasília (UnB). 

A universidade tem um Projeto de Gerenciamento de Resíduos em Canteiros de Obras, comandado pela professora de arquitetura Raquel Blumechan. O projeto tem o objetivo de trabalhar junto com as construtoras para o treinamento dos profissionais a fim de construírem de uma maneira consciente, evitando o desperdício dos materiais.

“O programa pretende preparar as construtoras para este processo de reaproveitamento. Já treinamos mais de dois mil colaboradores, ensinando como fazer a separação desses resíduos. Várias construtoras do DF e do Estado de Goiás participam do projeto”, afirma Blumechan. De acordo com a professora, a criação de áreas exclusivas para a destinação dos resíduos ajudará a fortalecer a economia de matéria-prima e a diminuir o impacto ambiental.

A maioria das construtoras realiza algum tipo de prática para reaproveitar os resíduos da construção durante a obra, ou reciclam os resíduos em parcerias com organizações não-governamentais. Um dos principais focos da Via Engenharia é evitar o desperdício dos materiais durante a execução da obra. Segundo informações da empresa, uma instituição especializada em levantamentos quantitativos com precisão é contratada, o que facilita as operações de logística dos materiais dentro da obra.

“Os operários são constantemente treinados nos procedimentos de execução e também conscientizados da importância da redução do desperdício. Dessa forma, são reduzidos os retrabalhos, as perdas de material e tempo e a geração de resíduos. Tudo isso significa redução de custos, aumento de qualidade e menos impactos ambientais, o que são uma preocupação intensa da Via Engenharia”, relata o presidente do Grupo Via Fernando Queiroz.

As muitas vantagens

Segundo Queiroz, as principais vantagens para a empresa são a redução dos custos, incremento na agilidade de execução e redução do impacto ambiental que a geração e a disposição dos resíduos podem gerar. Com o trabalho intenso na fase de projeto, a precisão durante a execução é muito maior, o que leva a reduções muito grandes das perdas ou sobras de material. “Mas quando essas ocorrem, em função da comunicação constante entre os vários canteiros de obra da Via Engenharia, os materiais são aproveitados em outras obras da empresa. Podem ser reaproveitados os derivados de cimentos e argamassas, os derivados de blocos e tijolos, as madeiras em geral, os plásticos que vêm de tubulações e conexões e os gessos para paredes e forros”, conta o presidente da Via Engenharia.

Autor: Jornal Coletivo