Presidentes do Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos confirmam presença em seminário sobre a Copa 2014

Os presidentes dos quatro maiores clubes do Estado confirmaram presença no seminário que discutirá os preparativos de São Paulo para a Copa de 2014. Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo Futebol Clube; Andrés Sanchez, do Sport Club Corinthians Paulista; Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, do Santos Futebol Clube; e Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo, da Sociedade Esportiva Palmeiras; participarão dos debates, que contarão com a presença de autoridades do Poder Público federal, estadual e municipal, além de representantes da Confederação Brasileira de Futebol, da Federação Paulista de Futebol, da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e da Fifa.

Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos participarão de seminário sobre a Copa de 2014

O Seminário Internacional de Futebol ” Copa do Mundo 2014, realizado pela Assembleia em conjunto com a sua Comissão de Esporte e Turismo, vai acontecer Nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro, das 9h às 18h30. Na pauta estão os investimentos necessários nas áreas de transportes, aeroportos, segurança pública, trânsito, saúde, telecomunicações, turismo e rede hoteleira.
Além da oportunidade de alavancar o desenvolvimento econômico e social do país, também serão discutidos os meios para que toda mobilização realizada se converta em um legado social para a maioria da população.

Debatedores

Além dos presidentes dos quatro grandes clubes paulistas ” Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo Futebol Clube; Andrés Sanchez, do Sport Club Corinthians Paulista; Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, do Santos Futebol Clube; e Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo, da Sociedade Esportiva Palmeiras “, participarão do seminário: governador do Estado de São Paulo, José Serra; prefeito do município de São Paulo, Gilberto Kassab; ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff; ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; ministro das Cidades, Marcio Fortes [a confirmar]; ministro do Esporte, Orlando Silva Junior; ministro do Turismo, Luiz Barretto; secretário de Estado de Economia e Planejamento; Francisco Vidal Luna; secretário de Estado de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Alves; secretário municipal de Esporte, Lazer e Recreação, Walter Feldman; presidente da Comissão de Esportes e Turismo da Assembleia, deputado Vicente Cândido, diretor do BNDES, Elvio Lima Gaspar; presidente da São Paulo Turismo, Caio Luiz de Carvalho; presidente da Confederação Sul Americana de Futebol, Nicolas Leoz; e presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero.

Dia 9/2

Primeiro Tempo

Coordenador dos Trabalhos: Deputado Vicente Cândido

10h00 – Solenidade de Abertura. Hino Nacional Brasileiro.

Presidente em exercício da Assembleia Legislativa – deputado Conte Lopes.

Ministra da Casa Civil – Dilma Rousseff; ministro das Relações Institucionais – Alexandre Padilha; ministro das Cidades – Marcio Fortes [a confirmar]; ministro do Esporte – Orlando Silva Junior; ministro do Turismo – Luiz Barretto; governador do Estado de São Paulo – José Serra; prefeito do Município de São Paulo – Gilberto Kassab; secretário de Economia e Planejamento – Francisco Vidal Luna; secretário de Estado de Esporte, Lazer e Turismo – Claury Alves; secretário Municipal de Esporte, Lazer e Recreação – Walter Feldman; presidente da Confederação Sul Americana de Futebol – Nicolas Leoz; presidente da Federação Paulista de Futebol – Marco Polo Del Nero; presidente da Comissão de Esportes e Turismo da ALESP – deputado Vicente Cândido; diretor do BNDES – Elvio Lima Gaspar; presidente da São Paulo Turismo – Caio Luiz de Carvalho

12h00 – Almoço

Segundo tempo

Coordenador dos Trabalhos: Deputado Jonas Donizette

14h00 – Tema: “O que é uma Copa do Mundo”. Palestrante: Representante da Fifa [a confirmar].

15h00 – Tema: “A Organização da Copa 2014 do ponto de vista do Ministério do Esporte”. Palestrante: Orlando Silva Junior (Ministro do Esporte).

16h00 – Tema: “A Importância da Copa 2014 para os países Sul – Americanos”. Palestrante: Nicolás Leoz (Presidente da Conmebol).

17h00 – Tema: “A Consolidação do processo da Copa 2014”. Palestrante: Dr. Bruno Lewicki (Consultor Jurídico do Comitê Organizador da Copa 2014 no Brasil).

18h00 – Tema: “A Filosofia do Futebol”. Palestrante: Prof. Manuel Sérgio (Presidente do Instituto Piaget de Ensino Superior de Almada – Portugal).

Dia 10/02

Primeiro Tempo

Coordenador dos Trabalhos: Deputado Luciano Batista

09h00 – Tema: “Políticas Públicas de Esporte e a Copa 2014”. Palestrantes: Claury Alves (Secretário de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo); Márcio Fortes (Ministro das Cidades) [a confirmar].

10h00 – Tema: “A Federação Paulista e a Copa 2014” Palestrante: Marco Polo Del Nero (Presidente da FPF).

11h00 – Tema: “A Importância do envolvimento da população com a Copa” Palestrante: Walter Feldman (Secretário de Esportes, Lazer e Recreação do Município de São Paulo).

12h00 – Almoço

Segundo Tempo

Coordenador dos Trabalhos: Deputado Pedro Bigardi

14h00 – Tema: “A Copa 2014 para o Turismo de São Paulo”. Palestrante: Caio Luiz De Carvalho (Presidente da São Paulo Turismo).

15h00 – Tema: “A logística na Copa de 2014”. Palestrante: Dr. José Marcio Mollo (Presidente do SNEA – Sindicato Nacional das mpresas Aeroviárias).

16h00 – Tema: “Preparativos da África do Sul para 2010”. Palestrante: Laurine Platzky (Deputada e Coordenadora da Integração da Copa 2010 e o Governo da Cidade do Cabo).

17h00 – Tema: “Desafios e Soluções do Governo Federal na Copa 2014” Palestrante: Dilma Rousseff (Ministra da Casa Civil).

Prorrogação

18h00 – Ato de protocolização do Projeto de Lei que cria o Programa de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo.
Homenagem ao “Craque Superação – Ronaldo Fenômeno” (S. C. Corinthians Paulista) [a confirmar].

Dia 11/02

Primeiro Tempo
Coordenador dos trabalhos: Deputado Chico Sardelli.
09h00 – Tema: “O Impacto da Copa no Turismo Brasileiro”. Palestrante: Luiz Barretto (Ministro do Turismo).

10h00 – Tema: “Planejamento da Segurança para a Copa 2014”. Palestrante: Coronel José Vicente Da Silva (Consultor em Segurança, Ex-Secretário Nacional de Segurança).

11h00 – Tema: “A experiência de campeões e grandes jogadores na Copa do Mundo”. Palestrantes: Carlos Alberto Torres (Brasil); Eusebio Da Silva Ferreira (Portugal) [a confirmar].

12h00 – Almoço

Segundo Tempo

Coordenador dos trabalhos: Deputado Hélio Nishimoto.

14h00 – Tema: “O Programa de fomento para a organização da Copa e o desenvolvimento socioeconômico nas cidades sedes na Copa 2014”. Palestrante: Elvio Lima Gaspar (Diretor do BNDES).

15h00 – Tema: “A sustentabilidade ambiental na infra-estrutura da Copa 2014”. Palestrante: Fábio Feldmann (Ex-Secretário de Estado de Meio Ambiente; Representante do Brasil na Conferência de Copenhague 2009).

16h00 – Tema: “Parcerias Público Privadas para a Copa”
Palestrante: Gilberto Kassab (Prefeito de São Paulo).

Homenagem ao “Craque Cidadania – Edmilson” (Pentacampeão mundial pela Seleção Brasileira na Copa de 2002).

17h00 – Tema: “Desafios, Soluções e Investimentos do Governo de São Paulo na Copa 2014”. Palestrante: Francisco Vidal Luna (Secretário de Estado de Economia e Planejamento); José Serra (Governador do Estado de São Paulo). [a confirmar]

Prorrogação

18h00 – Homenagem a Ricardo Terra Teixeira (Presidente da Confederação Brasileira de Futebol – CBF).

Autor: Alesp