“Brasil mostra competitividade na área tecnológica e repatria uma centena de engenheiros brasileiros que estavam atuando no exterior”

Em seu programa semanal de rádio, o presidente Lula disse hoje (8) que o Centro Nacional em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec) representa um “divisor na história” da inovação tecnológica no Brasil. Inaugurado pelo presidente na sexta-feira passada em Porto Alegre, o centro é a primeira fábrica de chips da América Latina e recebeu R$ 400 milhões de investimentos do governo federal. Os chips serão usados para rastrear o rebanho bovino no país.

Com o Ceitec, segundo Lula, o Brasil mostra competitividade na área tecnológica e repatria uma centena de engenheiros brasileiros que estavam atuando no exterior. “Pessoas que são altamente qualificadas e que estavam, por falta de oportunidades, trabalhando no exterior, regressaram ao Brasil e estão trabalhando na nossa fábrica de chips. É uma coisa excepcional, motivo de alegria”, disse.

Ainda no Café com o Presidente, Lula afirmou que, até o final do seu governo, serão entregues 354 escolas técnicas. “Nós temos o compromisso de entregar novas 214 escolas técnicas. Nós vamos chegar a 354 escolas técnicas no Brasil; o que é importante, mas ainda é pouco, diante das necessidades que o Brasil tem de investimento na educação, sobretudo, no ensino médio. Eu penso que isso vai dar um avanço extraordinário na formação da nossa juventude. Nós pretendemos chegar ao final do ano com mais de 500 mil jovens participando nas escolas técnicas brasileiras, e eu penso que isso vai permitir que o Brasil possa, daqui para frente, investir ainda mais na educação, para que a gente possa se transformar em uma potência econômica”, declarou.

Autor: Congresso em foco