Estudo aponta que cinco de 16 obras em aeroportos não ficarão prontas até a Copa do Mundo de 2014

Pesquisa realizada pelo Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias em parceria com UFRJ prevê atrasos nas ampliações aeroportos de São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre.

Um estudo realizado pelo Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), revelou que cinco das 16 obras em aeroportos não ficarão prontas até a Copa do Mundo de 2014. Os atrasos devem acontecer nos terminais de Guarulhos (SP), Viracopos (SP), Salgado Filho (RS) e Confins (MG).

De acordo com o estudo, a demora para a entrega das obras aconteceria porque os investimentos nesses aeroportos estão concentrados entre os anos de 2012 e 2013, prazo apertado para as construções. Além disso, muitos dos projetos ainda nem foram elaborados, estão em fase de licitação ou aguardando licenciamento ambiental.

A mesma pesquisa ainda aponta que, mesmo se fossem concluídas, as construções não seriam suficientes para suprir a demanda de passageiros esperada para os jogos. Isso porque boa parte dos 16 aeroportos já está hoje com a capacidade esgotada ou muito perto do limite, e as reformas serviriam apenas para suprir a necessidade atual, sem contar a da Copa.

Em 2014, os terminais em pior situação quanto ao volume de passageiros, segundo a pesquisa, serão o de Brasília, que terá capacidade de 18 milhões e receberá 19,9 milhões de passageiros, o de Porto Alegre, que terá um movimento de 800 mil usuários a mais do que sua oferta, e o de Belo Horizonte, com um volume excedente de 300 mil pessoas.

Autor: PINIWeb