À espera de tablet, mercado conta as horas para anúncio da Apple

Nova criação da empresa será anunciada nesta quarta-feira (27).
Aparelho extraplano teria tela sensível de cerca de 10 polegadas.

O mercado de tecnologia mundial se volta nesta quarta-feira (27) para São Francisco, nos Estados Unidos, onde será anunciada uma nova criação da Apple. Apesar de a empresa não ter divulgado quais serão os produtos lançados a partir das 10h na hora local (16h em Brasília), espera-se que um deles seja o primeiro computador tablet da companhia.

Durante a divulgação do balanço trimestral da Apple, na noite de segunda-feira (25), Steve Jobs, CEO da companhia, confirmou que “uma grande novidade” está a caminho, o que reforçou a expectativa pelo tablet. “Os novos produtos que vamos lançar neste ano são muito fortes, começando nesta semana com uma grande novidade que nos deixa bastante entusiasmados”, disse.

Sem confirmações oficiais sobre o tablet, poucos detalhes são conhecidos sobre o produto, que se pareceria uma versão maior do iPhone, com uma tela de aproximadamente 10 polegadas. Analistas afirmam que o tablet tentaria criar uma ponte entre os smartphones e os laptops, permitindo aos usuários acessar a internet, assistir a vídeos e se divertir com jogos. O preço estimado do produto, que deve começar a ser distribuído entre março e abril, pode chegar a US$ 1 mil.

Os computadores tablet nunca chegaram a ganhar popularidade com os consumidores e observadores da indústria. Por isso, a Apple precisará apresentar um produto de forte apelo para fazer as pessoas comprarem o tablet. Se os consumidores aprovarem o aparelho, ele pode ainda levar a Apple a ganhar terreno no mercado de livros digitais popularizado pelo e-reader Kindle, da Amazon, afirmam analistas.

A Apple estaria negociando com editoras como a New York Times, a Conde Nast Publications e a HarperCollins Publishers, de propriedade da News Corporation, para chegar a um acordo de cooperação e vender conteúdos dessas empresas no tablet. Segundo a empresa de consultoria Sanford Bernstein, o tablet tem potencial para se transformar automaticamente em um sucesso e poderia vender cerca de 3 milhões de unidades em seu primeiro ano, três vezes mais que todos os computadores similares do mercado juntos durante 2009.

Algumas versões dizem que a Apple também mantém conversas com algumas redes de televisão, como “CBS” e “ABC” para oferecer seus programas, e que negocia também com a produtora de videogames Electronic Arts.

“O sucesso do tablet dependerá de como o produto se adaptará à vida diária do usuário e se oferecerá conteúdo suficiente para fazer com que valha a pena usá-lo”, disse ao diário “The Wall Street Journal” Henry Lu, presidente da taiwanesa Micro-Star Internacional, companhia que fracassou em sua tentativa de vender um computador parecido há alguns anos.

A feira Consumer Electronics Shows (CES), que ocorreu no início do mês em Las Vegas, estava abarrotada de tablets, ou “slates”, muitos deles protótipos de empresas como Hewlett-Packard, Dell e Lenovo. Os analistas dizem que os concorrentes da Apple estão tentando roubar alguma atenção antes do lançamento do tablet da fabricante do iPod.

Autor: G1