Equipamento da NASA pode monitorar recursos hídricos do espaço

Um projeto piloto que pode ajudar a gerir melhor o planeta e os ameaçados recursos naturais, utilizando as tecnologias desenvolvidas pela exploração espacial, está ajudando uma comunidade no estado de Washington (EUA) a acompanhar a sua disponibilidade de água. Os satélites da NASA e os sensores estão fornecendo as informações necessárias para fazer previsões mais precisas do fluxo do rio com base em dados atualizados diariamente.

“Os líderes mundiais estão se esforçando para proteger os recursos naturais para as gerações futuras”, disse Jeff Ward, um cientista sênior do Departamento de Energia do Pacific Northwest National Laboratory. “Essas ferramentas ajudam a utilizar os recursos naturais de forma sustentável, equilibrando os aspectos ambiental, cultural e econômico”, acrescentou.
A empresa Ward gerencia um projeto em nome da Battelle que está ajudando a prever melhor o fluxo do rio Dungeness, perto de Sequim, Washington, com dados coletados pelos instrumentos da Nasa. O projeto começou através da criação de um novo modelo que prevê que os fluxos em torno do vale do rio. Em seguida, expandiu-se para ajudar outras comunidades no Kansas, Maine, estado de Washington, Oregon a gerirem melhor os seus recursos hídricos e terrestres com tecnologias semelhantes.

O projeto ajudará os gerentes regionais de recursos naturais a avaliar a abundância – ou a escassez – de vazão do Rio Dungeness. O modelo do rio foi desenvolvido para mostrar como as tecnologias da NASA, como satélites, sensores e modelos computacionais, podem ser utilizadas para melhorar a curto prazo, as previsões de fluxo.

O modelo do rio depende dos dados de temperatura e precipitação de neve fornecidos pelos satélites, em tempo real e das informações coletadas por diferentes agências.

Os cálculos do novo modelo para o Rio Dungeness pode dizer que tipo de fluxo pode ser esperado – a partir de um fio ou de um dilúvio – em uma base diária e mensal. Antes, os gestores de recursos hídricos se baseavam nos níveis de água, medido em bitolas ou dados históricos para prever o volume total de água esperado mais de dois a seis meses.

As previsões mais precisas do fluxo do rio são especialmente importantes ao longo do rio Dungeness, onde as altas Montanhas criam um efeito de sombra. Sequim recebe apenas 150 milímetros de chuva por ano. A água é tão preciosa que a cidade agrícola é sede de um festival que celebra um sistema de irrigação histórico, com mais de 114 anos.

“Melhorar as previsões do fluxo é importante para um grupo diversificado de usuários de água, incluindo a irrigação, os agricultores dependentes, os planejadores de tomada de decisões m relação ao crescimento urbano e aqueles preocupados com a sobrevivência do salmão ou à qualidade da água”, disse o coordenador Clea Roma, da Península Olímpica RC & D, do Norte. “A precisão dos instrumentos de previsão de fluxo pode nos ajudar a evitar uma crise, alertando-nos antes de que estiagens se instalem, dando-nos um período de tempo para ajustar o consumo da água”.

Mas o uso prático das tecnologias da NASA não se limita apenas a Sequim ou à água do rio. O projeto está ajudando a outras áreas,com a da conservação e de desenvolvimento a resolver os seus problemas específicos.
“As tecnologias espaciais podem nos ajudar a obter o melhor da ciência para o uso do solo, para os tomadores de decisão aqui na Bacia de Okanogan”, disse Samantha Bartling, da North Central Washington RC & D. “Esperamos que ele nos ajude a prever com maior precisão a disponibilidade de água por um longo tempo”.

O projeto é financiado por uma doação de US $ 1,6 milhão da NASA. Mais informações podem ser encontradas na Península Olímpica do site Network Solutions, http://pcnasa.ctc.edu/.

Autor: Água OnLine