Brasilata encerra calendário de visitas técnicas

Fechando o calendário de visitas técnicas 2009, o Instituto de Engenharia, por meio da vice-presidência de Assuntos Internos, promoveu a visita à Brasilata, no último dia 1 de dezembro.

Na ocasião, o diretor da Divisão de Alimentos da empresa, João Vicente Tuma, apresentou os dados e números da Brasilata que possui 900 funcionários e faturamento/ ano (2008) de R$450 milhões. Com três unidades fabris – São Paulo, capital, 18.106m2, Estrela – RS – 16.346m2, e Rio Verde – GO– 5.152m2 – é a primeira do setor de embalagens metálicas (latas para produtos químicos (tintas) e aerossol, entre outros).
Exporta para o México e Itália o anel e a tampa com fechamento “Plus” e “Biplus” que são produtos patenteados no exterior e resultado das inovações da empresa.

“Os pontos fortes dos nossos produtos são os sistemas de fechamentos das latas, por nós patenteados, e a linha de produtos projetados para absorver impacto, como quedas, batidas e transporte, entre outros”, ressaltou Tuma.

A visita ao chão de fábrica foi coordenada pela engenheira Mônica Anderson, do Marketing Internacional, que mostrou ao grupo, entre outras coisas, o funcionamento de cada célula de produção.

Sustentabilidade

Premiada várias vezes pelo Índice Brasil de Inovação pela Unicamp, Fapesp e Finep, a empresa não considera a sustentabilidade apenas pela visão ecológica-ambiental, mas sob o prisma do elemento humano e da sociedade. O investimento no capital humano é prioritário para a sustentabilidade e sobrevivência da empresa.

Desde 1999, ganhou 23 prêmios por suas inovações, resultado do Programa de Sugestões pelo qual os funcionários enviam sugestões de melhorias que são analisadas e respondidas em no máximo 45 dias com as devidas justificativas ou comentários. As sugestões aprovadas são implementadas em no máximo 45 dias.
Em 2008, 134.846 ideias foram registradas – aproximadamente 140 por funcionário.

Veja galeria de imagens


Em 2010 tem mais

Em 2010, acompanhe por este site as visitas técnicas promovidas pelo vice-presidência de Assuntos internos da Casa. São diversas oportunidades de aprimorar seus conhecimentos, fazer contatos e conhecer, na prática, os processos das mais variadas áreas da Engenharia. 

Autor: Instituto de Engenharia