Aço especial reduz peso de carreta em até 15%

Entretanto, apesar de 50% do peso do equipamento de transporte ser de aço plano, são poucas as pessoas que conseguem dizer claramente qual é o aço utilizado no implemento rodoviário. Esta é uma afirmação do Diretor América do Sul da Unidade DOMEX® da SSAB, José Maurício Dieguez.

O executivo explica que o aço corresponde entre 20% e 40% do custo total de um semireboque. Sendo corretamente aplicado, pode elevar a vida útil do equipamento em até duas vezes. “Com a utilização de aços que proporcionem mais leveza e também que sejam mais resistentes, o peso total de uma carreta pode ser reduzido em até 15% sem comprometer seu desempenho ou durabilidade”, destaca.

Dieguez ainda ressalta que a cada tonelada de peso o consumo de combustível aumenta em aproximadamente 1%. “Uma tonelada a mais de carga no semi-reboque pode trazer uma receita adicional de até R$ 20 mil por ano, praticamente equivalente ao valor do leasing do equipamento.

Devido a estes fatores, o aço não é somente uma commodity a mais na fabricação de um implemento rodoviário e pode ser um fator decisivo na escolha do transportador”, comenta. A utilização de um aço especial chamado DOMEX® nos equipamentos da Usina Alto Alegre, uma das maiores produtoras de açúcar e álcool no Brasil, comprova estes dados. A empresa realizou um estudo para medir os benefícios da utilização do aço DOMEX® na fabricação de seus veículos.

Segundo Edmundo Padulla, engenheiro -chefe das unidades, os produtos que estão em operação para a colheita de cana-de-açúcar e que estão utilizando o DOMEX® estão apresentado um resultado excelente em comparação com os fabricados com aço carbono normal.

“Os equipamentos chegam a ser 25% mais leves, possibilitando uma capacidade de carga maior, bem como são mais resistentes a pequenos acidentes. Além disso, conseguimos reduzir em 5% os gastos com combustíveis. Com isto, conseguimos reduzir em 2% nosso custo com a produção”, afirma.

O Diretor América do Sul da Unidade DOMEX® da SSAB, líder mundial na fabricação de aços ultrarresistentes, ainda lembra que o setor de guindastes está vivendo uma verdadeira revolução com a utilização de aços especiais. Isso porque reduzem os problemas de manutenção, a resistência dos produtos aumenta e é possível, também, aumentar o alcance da lança dos guindastes.

“Nós temos clientes que conseguiram aumentar significativamente o alcance do equipamento de 9,5 metros para 11,4 metros. Guindastes mais leves, de maior alcance e mais resistentes representam um lucro enorme para estas empresas. Este é o segredo do sucesso destes aços. Com tantos benefícios, fica claro que as empresas que não inovarem e não acompanharem as evoluções dos equipamentos irão perder em competitividade e podem ficar fora do mercado”, finaliza.

Autor: Frota&Cia