Barragens do Alto Vale são monitoradas pela internet

População poderá acompanhar ao vivo o nível do volume de água nos reservatórios

Os moradores do Vale do Itajaí ganharam um aliado na prevenção de cheias. Foi inaugurado nesta terça-feira o sistema de monitoramento do volume de água nos reservatórios das três barragens do Alto Vale do Itajaí.

Qualquer pessoa poderá, via internet, ver imagens e obter informações minuto a minuto sobre a operação das barragens e a vazão e o nível dos rios que fazem parte da Bacia Hidrográfica do rio Itajaí-Açu, composta das barragens de Taió, José Boiteux e Ituporanga, além de todos os rios e ribeirões que desaguam no rio Itajaí.

Os dados são divulgados pelo Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra). Para conhecer o serviço, acesse o site do órgão.

O sistema conta com seis câmeras, duas em cada barragem, que captam as imagens geradas por monitoramento via satélite. O investimento no projeto pioneiro no Brasil e desenvolvido com tecnologia catarinense é de R$ 870 mil, segundo o responsável no Deinfra, Guilherme Rodolfo Bresciani.

Com a implantação do sistema é possível acessar relatórios atualizados a cada dois segundos sobre o nível de água e as condições das barragens. Além disso, pode-se fazer a abertura das comportas via satélite, de qualquer lugar do mundo.

Também foi criado um sistema de comunicação por meio de rádios para as defesas civis de Rio do Oeste e Rio do Sul, Deinfra e equipe das três barragens. O investimento é de R$ 69 mil.

Autor: Jornal de Santa Catarina