Ferrovia Transnordestina em obras

A construtora Odebrecht vai implantar, a partir deste mês, cinco canteiros de obras nos municípios de pernambucanos de Salgueiro, Serra Talhada, Cachoeirinha, Escada e Arcoverde para iniciar as obras do trecho Salgueiro-Suape da Ferrovia Transnordestina. 

No total, a ferrovia terá 1.728 quilômetros (2,775 milhões de dormentes), ligando a cidade de Eliseu Martins, no Piauí, aos portos de Pecém e Suape. O trecho Salgueiro-Suape tem uma extensão de 522 quilômetros (835,2 mil dormentes) e um custo de R$ 1,7 bilhão. As informações foram dadas pelo diretor do contrato da Transnordestina na Odebrecht, Pedro Leão, durante a reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social de Pernambuco. 

A Odebrecht foi contratada para fazer 1.100 quilômetros da ferrovia (1,6 milhão de dormentes), que vão ligar Suape a Eliseu Martins. O pico das obras do trecho que será construído pela Odebrecht deve ocorrer entre junho e agosto do próximo ano, quando deverão estar trabalhando cerca de 7.000 pessoas, de acordo com Leão. 

A ligação entre Eliseu Martins e Suape deverá ser concluída em 2012. As obras da ferrovia Transnordestina foram iniciadas em 2006 no trecho Salgueiro-Missão Velha, que tem cerca de 100 quilômetros de extensão (160 mil dormentes) e ainda não foi concluído. A obra inteira tem um orçamento de R$ 5,4 bilhões e a empresa responsável pelo empreendimento é a Transnordestina Logística, que substituiu a antiga Companhia Ferroviária do Nordeste.

Autor: Revista Ferroviária