Trata Brasil e FGV lançam pesquisa sobre saneamento

O centro de políticas sociais da Fundação Getulio Vargas em parceria com o Instituto Trata Brasil divulga nesta terça-feira (24/11) a pesquisa “A Falta que o Saneamento faz: Impactos Sociais”. O estudo inclui novos dados sobre a cobertura de esgoto nas residências e nas escolas e seus efeitos sobre saúde da população dos maiores municípios do país, com destaque ao Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos, e cidades sede dos jogos da Copa de 2014.

Nesta quinta etapa da pesquisa, o centro de políticas sociais da FGV estende e consolida dados e análises gerados durante as quatro fases dos estudos anteriores. Esta abertura local de informações permitirá uma observação das causas e consequências da falta de saneamento em nível mais próximo do cidadão comum, permitindo responsabilizar a respectiva esfera municipal, como a lei do saneamento determina.

O estudo oferecerá um ranking detalhado da taxa de cobertura de esgoto nas escolas e domicílios das diferentes localidades brasileiras com base nos microdados inéditos dos últimos Censo Escolar e da PNAD. A pesquisa inova ao captar o nível das capitais e principais municípios a cobertura de saneamento básico, suas causas e conseqüências.

Autor: Sinaenco