Nota sobre o acidente ocorrido em obra do Lote 5 do trecho Sul do Rodoanel Mario Covas

O Instituto de Engenharia ante o acidente ocorrido em obra do Lote 5 do trecho Sul do Rodoanel Mario Covas, e principalmente em decorrência de notícias e declarações publicadas na imprensa, vem a público reiterar que as manifestações em torno do assunto devem pautar-se pela cautela e posição ética profissional. 

Somente um laudo conclusivo, emitido por autoridade técnica e legalmente competente, poderá trazer os esclarecimentos definitivos. Todo acidente em obras de engenharia traz em si uma lição, uma aula de engenharia que deve ser analisada e incorporada, independentemente do curso que a investigação venha a tomar e da apuração das responsabilidades. 

Assim, alertamos a todos os envolvidos e interessados, para a importância de aguardarmos os laudos oficiais que estão sendo realizados. Qualquer analise emitida neste momento pode ser apenas especulação. A ética e a boa técnica da engenharia recomendam que se aguardem os estudos aprofundados, que neste momento estão sendo realizados, e ai sim possam ajudar no desenvolvimento da boa técnica e permitir a adoção de procedimentos que impeçam a sua repetição.

Aluizio de Barros Fagundes 
Presidente do Instituto de Engenharia

Autor: Instituto de Engenharia