Conheça o Sistema Interligado Nacional

Após problema com apagão em 18 Estados, Instituto de Engenharia se prepara para discussão técnica sobre o assunto, tendo como base a infraestrutura de transmissão de energia do País, o crescimento econômico e dos investimentos necessário, além da modernização da gestão do sistema

O sistema de produção e transmissão de energia elétrica do Brasil é hidrotérmico de grande porte, com forte predominância de usinas hidrelétricas. O Sistema Interligado Nacional – SIN – é formado pelas empresas das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e parte da região Norte. Apenas 3,4% da capacidade de produção de eletricidade do País está fora do SIN, em pequenos sistemas isolados localizados principalmente na região amazônica. 

O Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS–desenvolve uma série de estudos e ações, que têm como base dois insumos fundamentais: 

Em primeiro lugar, estão os procedimentos de rede, conjunto de normas e requisitos técnicos que estabelecem as responsabilidades do ONS e dos agentes de operação, no que se refere a atividades, insumos, produtos e prazos dos processos de operação do SIN e das demais atribuições do Operador. 

Esses documentos são elaborados pelo ONS, com a participação dos agentes e homologados pela Aneel. 

O segundo é o conjunto de insumos são as informações externas que o ONS necessita receber das autoridades setoriais, especialmente do MME e da Aneel, e dos agentes proprietários das instalações que compõem o SIN para a execução de suas atividades, conforme estabelecido nos próprios procedimentos de rede. 

Sistema de Informações Geográficas Cadastrais do SIN – Sindat disponibiliza informações relevantes do sistema, integrando num mesmo ambiente mapas digitais, formados por dados gráficos vetoriais, com dados alfanuméricos da base de dados técnica. 

É baseado na tecnologia GIS – Sistemas de Informações Geográficas, em português – e permite o acesso a informações sempre atualizadas sobre a topologia da rede de operação do ONS, de maneira fácil, rápida e interativa. 

Clique abaixo e faça o download do mapa de Integração Eletroenergética.

Fonte: Site ONS
arqnot2679.jpg

Autor: Instituto de Engenharia