C-Zero – Modelo tem baterias íon-lítio com autonomia para 130 km

A montadora francesa Citroën apresentou, nesta terça-feira (9), o modelo 100% elétrico C-Zero. O nome do carro faz referência às características de todos os veículos elétricos, ou seja, “zero litro de combustível, zero emissão de CO2 e zero barulho”, como descreve a montadora. O carrinho foi desenvolvido em parceria com a Mitsubishi Motors Corporation e foca o uso em cidades.

O C-Zero é equipado com motor síncrono de imã permanente fornecendo 47 kW ou 64 cv CEE de 3.000 a 6.000 rpm. O torque máximo chega a 180 Nm, de 0 a 2.000 rpm. A alimentação do propulsor é feita por baterias do tipo íon-lítio, implantadas no centro do veículo. Composta de 88 células de 50 Ah (energia embarcada de 16 kWh), a alimentação é fornecida em 330 V.Para recarregar as baterias é preciso conectar o cordão de alimentação a uma tomada 220 V. Uma recarga total demanda 6 horas, com autonomia para 130 km.

O modelo acomoda quatro pessoas e possui porta-malas com capacidade de 166 litros. É equipado com itens de segurança e de conforto de série como direção assistida, ABS, ASR, ESP, vidros elétricos, 6 airbags, caixa telemática autônoma para chamadas on-line de serviços de emergência e climatização.

O carro chega às concessionárias no último trimestre de 2010 e é a segunda oferta da marca no segmento de veículos elétricos, ao lado do Berlingo First Electrique. Por se tratar de soluções para o meio-ambiente, no mercado francês, estes dois modelos têm direito ao bônus governamental de € 5.000.

Autor: G1