Alcoa assina acordo com empresa russa para aplicação de nanotecnologia na indústria do alumínio

A Alcoa e a Rusnano, companhia russa de nanotecnologia, assinaram um memorando de entendimento para aplicação da nanotecnologia no setor de produção de alumínio, após identificação de potenciais técnicos e comerciais para atuação conjunta. O acordo inclui oportunidades de aplicação da nova tecnologia em sistemas de perfuração em alto mar de petróleo e gás, transmissão de energia de alta eficiência, iluminação de última geração, sistemas de construção e transporte com eficiência energética e embalagens ecológicas.

A parceria foi fechada durante visita do presidente mundial e delegação da Rusnano à sede da Alcoa, em Nova York, e ao Centro Técnico da Alcoa em Pittsburgh, nos Estados Unidos.

“Essa parceria representa uma grande promessa para a Alcoa e para todo o setor de alumínio. Ampliando nosso investimento e presença na Rússia, temos orgulho de sermos parceiros da principal instituição de nanotecnologia russa”, afirma Klaus Kleinfeld, CEO da Alcoa.

A Alcoa atua na Russia desde 1993. Em 2005 a Empresa adquiriu duas unidades de transformação de alumínio, a Alcoa SMZ (antiga usina metalúrgica Samara) e a Alcoa Metallurg Rus (antiga usina metalúrgica Belaya Kalitva), com investimento de mais de US$ 750 milhões em modernização e melhorias nas instalações. Com o acordo com a Rusnano, a Alcoa dá continuidade à modernização de suas atividades locais, com o desenvolvimento de tecnologias de ponta para a produção de alumínio na Rússia. A previsão da Companhia é que a nova parceria contribua para aumentar o consumo dos produtos de alumínio no país, além de diversificar e inovar a economia russa.

Anatoly Chubais, presidente da Rusnano, relatou: “Estabelecida em 2007, nossa empresa atua em conjunto com as principais empresas e instituições científicas mundiais no desenvolvimento e aplicação da nanotecnologia na Rússia. Os trabalhos são feitos em colaboração com cientistas e peritos russos para identificar e comercializar tecnologias inovadoras que levarão a economia russa ao próximo nível de desenvolvimento. O memorando de entendimento agora assinado com a Alcoa é o primeiro passo para uma cooperação conjunta que se apoiará no conhecimento e experiência das duas partes. Estamos ansiosos pela execução de projetos concretos em parceria com a Alcoa para combinar as vantagens da nanotecnologia à criação de produtos de alumínio de nova geração nos mercados da Rússia e de exportação”.

Autor: Assessoria de imprensa