Marinha abre 30 vagas para curso de oficial de máquinas

Marinha do Brasil está com as inscrições abertas para 30 vagas para o curso de adaptação de segundo oficial de máquinas da Marinha Mercante. As vagas são para nível superior. O salário é de aproximadamente R$ 6 mil leia aqui o edital.

O oficial de máquinas trabalha a bordo dos navios mercantes, sendo responsável pela operação, manutenção e gerenciamento das máquinas e equipamentos que compõem os diversos sistemas das embarcações.

Os interessados devem ter formação superior em engenharia naval, engenharia mecânica, engenharia elétrica (eletrotécnica ou eletrônica), engenharia de automação, engenharia de produção industrial, engenharia mecatrônica, tecnólogo em mecânica (manutenção e processos industriais), tecnólogo em construção naval, tecnólogo em manutenção de sistemas de máquinas e equipamentos e tecnólogo em construção e manutenção de sistemas de navegação fluvial.

As vagas são para ambos os sexos. Os candidatos precisam ter entre 18 e 40 anos até o dia 13 de novembro, quando encerram as inscrições. Para se inscrever é preciso imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) no site http://www.tesouro.fazenda.gov.br e pagar a taxa de R$ 50 nas agências do Banco do Brasil.

Para completar a inscrição, o candidato deverá enviar, até 13 de novembro, o comprovante de pagamento e outros documentos listados no edital por Sedex para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, Departamento de Seleção Acadêmica – Processo seletivo para o curso ASOM 1/2010. O endereço é avenida Brasil, 9.020, Olaria , Rio de Janeiro (RJ) CEP: 21030-001.

Os candidatos serão submetidos a prova de títulos, avaliação dos atestados e exames médicos, teste de suficiência física e período de adaptação.

Curso

O curso é gratuito e possui dois períodos: um acadêmico, composto de 28 semanas, realizado no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), no Rio de Janeiro (RJ), em regime de externato, em tempo integral de aulas e atividades. Há também o período de estágio (Prest), com a duração mínima de seis meses, no qual o aluno será embarcado em navio mercante nacional utilizado na navegação marítima e aplicará, de forma supervisionada, os conhecimentos adquiridos.

Para quem mora fora do Rio, é oferecido alojamento, uniforme, alimentação, roupa de cama e assistências médica e odontológica de urgência (compatível com as disponibilidades do Ciaga).

Autor: G1