Metrô de Curitiba deve começar a funcionar em janeiro de 2014

Informação faz parte de plano entregue ao Governo federal.
Linha Azul deverá ter 13 km e será usada por 330 mil passageiros por dia

A Prefeitura de Curitiba planeja colocar em funcionamento, em janeiro de 2014, a Linha Azul, primeira linha do Metrô Curitibano. Neste ano, a Copa do Mundo será realizada no Brasil. Segundo a administração municipal, o projeto foi apresentado no Plano Geral de Implantação do Metrô, entregue ao Governo federal. 

A primeira linha vai receber investimentos de R$ 1,2 bilhão, terá 13 quilômetros (do Terminal CIC Sul até a Praça Eufrásio Correia) e deverá ser usada, inicialmente, por 330 mil passageiros por dia. Serão 12 estações de embarque e desembarque, além de um pátio de estacionamento de trens e áreas de manutenção.

Antes do início das obras, deverão ser realizados os estudos ambientais e de engenharia. A prefeitura acredita que a construção deve começar em janeiro de 2011 e acabar em outubro de 2013. Depois disso, haverá testes de operação.

Os trens devem circular na superfície e em trechos subterrâneos. Durante a execução das obras, as estações-tubo serão transferidas para as vias rápidas do sistema trinário.

Autor: G1