Interlagos recebe a maratona da eficiência energética na próxima semana

O Kártodromo Ayrton Senna, em Interlagos, será novamente o palco de uma disputa onde a velocidade pouco importa. As palavras de ordem são economia e sustentabilidade. A partir de quarta-feira, 5 de novembro, será dada a largada da 6ª Maratona Universitária da Eficiência Energética.

Mais de 200 estudantes do ensino superior e tecnológico, representando 21 instituições de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, tentarão fazer com que os seus protótipos percorram a máxima distância com o menor consumo de combustível ou eletricidade.

Para alcançar esse objetivo, as equipes apostam nas novas tecnologias e em soluções criativas na montagem da estrutura dos carros, com o uso de materiais alternativos, leves e ecologicamente corretos, como a fibra de bananeira, bambu, garrafas pet, papel jornal, entre outros.

Recorde de Inscritos – Este ano, a prova bateu um novo recorde de inscritos, com 35 carros em disputa, sendo 17 a gasolina e 18 elétricos. Os veículos foram criados, em sua maioria, por estudantes de Engenharia e Design, mas também há alunos de Arquitetura, Matemática, Gestão Ambiental e Automação.

A meta das equipes é superar as melhores marcas já estabelecidas na prova. Na categoria gasolina, o recorde foi alcançado em 2007 pela Unicamp (SP), com o protótipo Bananeira: foram 367 km/l. Entre os elétricos, a melhor marca é de 29,89 km com uma bateria, estabelecida ano passado pelo EESM 03, da Universidade Federal de Santa Maria (RS).

Os Estreantes – A cada edição, a Maratona Universitária da Eficiência Energética passa a contar com a presença de novas instituições de ensino. Este ano serão oito estreantes: Uniban (SP), Unifran (SP), CEFET (MG), Unioeste (PR), UFSC (SC), Univille (SC), Unijuí (RS) e Facos (RS).

A novidade será a presença dos representantes do estado de Santa Catarina. Nas cinco edições anteriores, 20 universidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul desenvolveram mais de 90 protótipos.

Categoria Etanol – Outra novidade da edição 2009 é a criação da categoria a etanol. A organização da prova construiu três protótipos iguais, equipados com um motor adaptado para o álcool combustível. Cada equipe poderá nomear um piloto, que fará três tentativas em um dos protótipos, sendo validada a melhor marca. A disputa acontecerá em paralelo às provas tradicionais.

Inovações Ecológicas – Além das inovações “ecologicamente corretas” adotadas pelas equipes participantes, a organização da 6ª Maratona Universitária da Eficiência Energética trará duas outras novidades criadas em centros de pesquisa.

Os tanques de combustível dos carros, que antes eram em vidro, foram fabricados com um plástico especial derivado da cana-de-açúcar. A outra curiosidade é a utilização de resina vegetal de mamona na moldagem das carrocerias dos três protótipos construídos para a categoria etanol.

Referência Mundial – Realizada desde 2004, a Maratona Universitária da Eficiência Energética, é uma das maiores competições do mundo voltadas para a pesquisa da eficiência energética veicular. Promovida pela Projeto de Comunicação, a prova conta com o patrocínio da Fiat, FPT – Powertrain Technologies e NSK Rolamentos, além do apoio técnico da Heliar e VZAN.

Programação da Maratona 2009 – A competição acontecerá de 5 a 7 de novembro no Kartódromo Ayrton Senna (Avenida Jangadeiro, 800 – Interlagos – São Paulo/SP). A imprensa contará com estacionamento reservado, credenciamento e apoio no local. A entrada para o público será gratuita.

Confira os detalhes da programação:
Quinta-feira – 05/11/2009

Vistoria Técnica: das 8 às 10 horas
Treinos Livres: das 8 às 10 horas
Sessão de Fotos das Equipes para a Imprensa: das 8 às 10 horas
Briefing com Pilotos e Chefes das Equipes: às 09h30
Largada – 1ª Tentativa da Categoria Elétrico: das 10h30 às 11 horas
Largada – 1ª Tentativa da Categoria Gasolina: das 13 horas às 13h30

Sexta-feira – 06/11/2009
Treinos Livres: das 8 às 10 horas
Sessão de Fotos das Equipes para a Imprensa: das 8 às 10 horas
Novo Briefing com Pilotos e Chefes das Equipes: às 09h30
Largada – 2ª Tentativa da Categoria Elétrico: das 10h30 às 11 horas
Largada – 2ª Tentativa da Categoria Gasolina: das 13 horas às 13h30

Sábado – 07/11/2009
Largada – 3ª Tentativa da Categoria Elétrico: das 8 horas às 8h30
Largada – 3ª Tentativa da Categoria Gasolina: das 9h30 às 10 horas
Festa de Premiação: às 12 horas
Encerramento das Atividades: às 13 horas

Site da Maratona: http://www.maratonadaeficiencia.com.br

Autor: MotoOnline