Empurrão final

A sonda Rosetta, da Agência Espacial Europeia (ESA), passará pela Terra no dia 13 de novembro para ganhar energia orbital e entrar na fase final de sua jornada de dez anos em busca de um cometa por regiões muito distantes no Sistema Solar.

Observações da Terra e da Lua serão feitas pela sonda para aproveitar sua terceira passagem pela região. Quanto se aproximar do planeta, a nave, lançada em 2005, terá percorrido cerca de 4,5 bilhões de quilômetros. Ela se aproximará a 13,3 km/s, sobrevoando o Oceano Índico um pouco ao sul da ilha de Java, na Indonésia.

A passagem pela gravidade terrestre fará com que a espaçonave aumente sua velocidade em 3,6 km/s com relação ao Sol, resultando no impulso necessário para que possa atingir seu destino final, o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, cujo encontro está previsto para maio de 2014.

Antes, a sonda deverá passar pelo asteroide 21 Lutetia, em julho de 2010, quando também serão feitas imagens para análise pelos cientistas responsáveis pela missão.

No cometa, a Rosetta deverá liberar seu módulo Philae, que descerá à superfície para a realização de estudos. Em seguida, a sonda continuará acompanhando o cometa em seu percurso pelo Sistema Solar, de modo a estudá-lo por um período de dois anos.

Na passagem do dia 13, a sonda será usada para a obtenção de dados do sistema Terra-Lua. Diversos instrumentos que se encontram em estado de hibernação serão ativados para as observações. No dia anterior, o comando da missão realizará uma manobra de correção de trajetória. Os resultados da manobra serão analisados para verificar se novas manobras serão necessárias até o encontro com o cometa.

Autor: Agência FAPESP