Instrumento vai desvendar os segredos do sol

Ele é o principal responsável por manter todas as formas de vida do nosso planeta, mas sua
grandiosidade é proporcional aos segredos que ainda guarda. Os mistérios em torno do astrorei, no entanto, estão prestes a ser desvendados por um instrumento inovador, adquirido com o apoio da FINEP.

Ele é pequeno – mede apenas 1,5 m de altura por 15 cm de diâmetro, mas vai captar imagens perfeitamente nítidas em frações de segundos. A partir de 2010, o Observatório Nacional, localizado no Rio de Janeiro, passa a contar com um heliômetro, instrumento de observação solar inovador. Trata-se de um modelo adaptado do aparelho, concebido e projetado pelo Grupo de Instrumentação e Referência em Astronomia Solar (Girasol), em atividade no Observatório há 32 anos. 

Obtido com recursos da FINEP – aproximadamente R$ 410 mil – o novo heliômetro é produto da inteligência e da indústria nacionais. Ele será capaz de gerar oito mil imagens do sol por hora, sob perspectivas diferentes, um prato cheio para os estudiosos. Hoje, o aparelho utilizado para este fim é o astrolábio fotoelétrico, que obtém imagens
apenas sob um mesmo ângulo.

Clique aqui e veja a matéria completa.

Autor: Revista Inovação