Petrobras avalia novas tecnologias para tratamento e reuso de água

Projeto vai ser apresentado em workshop sobre tratamento e reuso de efluentes no Ri.o

A Petrobras colocou em teste em suas seis usinas e no Centro de Pesquisas diversos projetos piloto destinados a avaliar processos e tecnologias de tratamento de efluentes da industria do petróleo, visando o enquadramento à legislação e ao reuso da água.

Os testes encontram-se em fase final, e os novos processos já deverão ser implantados de forma definitiva entre 2010 e 2012 em todas as unidades de refino da empresa, com vazões que variam de 65 m3/hora (Cenpes) a 1.100 m3/hora, no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), na cidade de Itaboraí.

O estudo técnico vai ser apresentado pela coordenadora da equipe que está desenvolvendo o projeto, Vânia Santiago, da gerencia de Biotecnologia e Tratamentos Ambientais do Cenpes, durante o workshop sobre Tratamento e Reuso de Efluentes Industriais, que será realizado no próximo dia 21 de outubro, na sede da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (Seaerj). O objetivo da Petrobras é buscar novas tecnologias que possam facilitar a outorga para uso da água e garantir a disponibilidade de recursos hídricos e a viabilidade de seus negócios.

Os estudos contemplam a identificação e seleção de processos e tecnologias, o desenvolvimento em escala de bancada e piloto e o assessoramento para implantação dos projetos conceituais das unidades industriais, além de promover a capacitação das equipes envolvidas no projeto e operação de novas unidades que empregam novas tecnologias.

As tecnologias que estão em fase de teste nas unidades da Petrobras são aplicáveis a qualquer tipo de indústria em todos os ramos de atividade, para a melhoria da qualidade da água, diferenciando-se apenas os processos de remoção de óleo, aplicáveis à indústria do petróleo.

A utilização da chamada água de reuso pode gerar economia no consumo de água de até 70% em indústrias e superior a 25% em condomínios. A crescente escassez de água no território nacional, principalmente nas regiões onde se concentra o parque industrial brasileiro, impõe a prática do reuso de água como instrumento de racionalização e de conservação desse recurso natural. E hoje, novas tecnologias já permitem a construção de estações de tratamento menores e mais econômicas. Além disso, tais mecanismos podem ser totalmente financiados por meio de leasing ambiental e linhas oficiais de crédito.

Capacitar as empresas e condomínios, através de palestras, painéis e estudos de caso, para o aperfeiçoamento e a implantação de sistemas de gestão ambiental, mostrando os passos necessários e as exigências legais e sanitárias, é o objetivo do workshop sobre “Uso Racional da Água na Indústria e Comércio – Um Caminho para a Redução de Custos”.

Trata-se de uma discussão imperdível para empresários, gerentes, executivos, técnicos, consultores, síndicos e administradores, fabricantes de equipamentos e empresas de projeto que atuam no segmento de saneamento e gestão ambiental. Afinal, cada vez mais as indústrias e os organismos responsáveis pelo meio ambiente buscam implantar e aperfeiçoar formas eficientes de gestão da água nos processos industriais e nas atividades comerciais, reduzindo o impacto das águas servidas na natureza e viabilizando o reuso desse bem nos processos industriais e comerciais, em áreas onde a água pode ser utilizada com menor grau de pureza, reduzindo custos e otimizando receitas.

Inscreva-se já! vagas limitadas | Você tem duas maneiras rápidas para fazer a sua inscrição: . Solicite o formulário de inscrição pelo e-mail: [email protected] ou Ligue para o Atendimento ao Participante: (21) 2262-9401 e faça a sua inscrição por telefone.

Autor: Fator Brasil