Olimpíada no Rio põe aéreas e infraestrutura no topo da Bovespa

A eleição da cidade do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016 levantava o otimismo dos investidores com setores da Bovespa vistos como potenciais beneficiários da decisão, como o aéreo e o de empresas ligadas a infraestrutura.

Às 15h50, TAM, líder do mercado doméstico de viagens internacionais, exibia valorização de 3,5 por cento, a 23,81 reais. Gol avançava 4,55 por cento, para 18,61 reais.

Papéis de companhias ligadas a infraestrutura, como as fabricante de aço, também apareciam no topo do índice. Gerdau tinha ganho de 4,37 por cento, para 24,12 reais.

No mesmo horário, o Ibovespa, principal índice da bolsa paulista, mostrava valorização de 1,1 por cento, aos 61.115 pontos.

Ed Kuczma, analista de investimento da gestora de fundos Van Eck Global, em Nova York, considerou que o anúncio tem um impacto positivo sobre o humor dos investidores.

“Acho uma notícia positiva em termos de fluxo. Os mercados reagiram positivamente a isso –com a valorização do real e de ações como as do setor aéreo”, disse.

Ele considerou que as ações de companhias aéreas podem ter as estimativas de lucros elevada por analistas, em meio à perspectiva de aumento do fluxo de turistas, além das empresas de locação de veículos, como a Localiza, e de duty free, como a Dufry.

O papel da Localiza exibia ganho de 4,9 por cento, a 18,35 reais, enquanto o da Dufry se valorizava em 1,3 por cento, a 30,64 reais.

Autor: Reuters