Michelin reinventa a roda

A Michelin marca presença no Salão do Automóvel de Frankfurt 2009, que está sendo realizado nesta semana na Alemanha, destacando uma inovação para o mercado automotivo. Trata-se da roda motorizada Active Wheel que reúne as funções necessárias para impulsionar o carro como tração e suspensão, tudo elétrico, sem a necessidade de combustível.

Inovação – Equipado com o Active Wheel, o carro não precisa de motor no capô dianteiro ou traseiro, suspensão tradicional, elementos de transmissão ou caixa de marchas. Isso porque todos os componentes essenciais integram a roda. 

A energia utilizada para alimentar o motor integrado à roda Active Wheel é sempre elétrica, que pode vir de baterias, pilha a combustível e/ou de supercapacitadores. Ou seja, resulta num veículo silencioso e que não emite poluição.

A Michelin destaca que a base da revolução tecnológica do conceito está no seu motor compacto e no sistema de suspensão. De acordo com a potência e o tipo de uso, o veículo pode ser equipado com quatro motores (um em cada roda) ou apenas dois (nas duas rodas dianteiras).

Autor: Canal do Trasnporte