Porto de Itajaí entra na lista dos 120 maiores do mundo

Desempenho foi obtido mesmo com os danos provocados pela enchente de 2008
O porto de Itajaí, no Litoral Norte , entrou para a lista dos 120 maiores portos do mundo. Ele é o segundo terminal portuário brasileiro a fazer parte dessa relação. O primeiro é o Porto de Santos, que ocupa a 41ª posição no rankling. 

Itajaí é o último colocado, mas isso não afasta a satisfação da superintendência em fazer parte da lista, publicada todos os anos no site britânico Container Managemet. O anuário é um dos mais conceituados do setor. 

O porto de Singapura é o primeiro colocado seguido dos portos chineses de Shangai e Hong Kong, em segundo e terceiro lugar. A classificação leva em conta a movimentação de contêineres que cada porto realiza em um determinado período. 

Para a edição 2009, foram analisados dados de janeiro a dezembro de 2008 — o que inclui o período em que o Porto de Itajaí foi prejudicado ao ser parcialmente destruído pela enchente de novembro.
Em 2008, o Porto de Itajaí movimentou 700 mil TEUs, que equivalem a um contêiner de 20 pés cada, e cresceu 2%. Já o Porto de Santos movimentou 2,67 milhões de TEUs.

Autor: Jornal de Santa Catarina