Início Notícias Projeto da FEI que gera energia elétrica com roda d’água ganha prêmio

Projeto da FEI que gera energia elétrica com roda d’água ganha prêmio

Gerador para roda d’água ficou em primeiro lugar na categoria Incentivo à Pesquisa durante a Agrifam (Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural), realizada em Agudos, em São Paulo
Levar energia elétrica para residências rurais de pequeno porte de forma sustentável foi um dos objetivos propostos para o desenvolvimento de um gerador para roda d’água, idealizado pelo Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana). 

O dispositivo foi premiado na categoria Incentivo à Pesquisa na Agrifam (Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural), realizada entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, em Agudos, no interior de São Paulo. O projeto de iniciação científica recebeu placa e menção honrosa. 

O equipamento foi resultado de um ano de trabalho de pesquisa do ex-aluno do curso de Engenharia Elétrica da FEI, Vinícius Rizzo, 23 anos, com o orientador e professor Mario Kawano. “Eu queria desenvolver algo na área de energia alternativa para dar oportunidade às pessoas que moram em pequenas residências rurais e que não têm acesso à energia elétrica”, explica o ex-aluno, que finalizou o projeto em 2006. O equipamento também pode gerar energia para carregar, por exemplo, bateria de caminhão. 

Desenvolver um gerador e acopla-lo à roda d’água foi uma alternativa encontrada para conseguir energia elétrica de fontes renováveis em locais distantes dos centros urbanos e que não têm fornecimento de energia elétrica, pois a roda d’água, dispositivo muito comum em área rural, é utilizada, na maioria das vezes, para bombear água até a residência. O equipamento completo custa cerca de R$ 3,7 mil. 

“Para obter a energia, o proprietário pode instalar o equipamento embaixo da barragem da lagoa. Essa água vai para a roda, que, ao girar, gera energia elétrica, acumulada em baterias. Para essa energia alimentar a casa, é necessário um no break”, destaca o professor do curso de Engenharia Elétrica da FEI, Mario Kawano.

Com o equipamento desenvolvido pela FEI, a energia acumulada em baterias pode ser usada para abastecer uma residência de pequeno porte durante a noite. A energia elétrica gerada é de aproximadamente 27 watts, capaz de alimentar lâmpadas, rádio e televisão. Parte do dia a roda pode fazer o bombeamento da água, que quando finalizado inicia o processo para armazenamento da energia. 

“O gerador tem acoplamento direto com a roda d’água. Foi desenvolvido para trabalhar em 70 rpm e é sintonizado, ou seja, só gera energia elétrica nessa rotação”, explica o professor Kawano.
A Agrifam foi realizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp) e contou com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Autor: Assessoria de imprensa FEI

X
X
X
X
X