Satélite pode monitorar obras do PAC

De olho nas eleições de 2010, a Caixa Econômica Federal (CEF) estuda monitorar por satélite as obras do Programa de Aceleração do Crescimento Econômico (PAC). A ideia é melhorar a execução das obras e agilizar a liberação dos recursos. As informações foram confirmadas ontem ao DCI pela assessoria de imprensa da instituição. 

Segundo os técnicos do banco público, o objetivo do governo é acompanhar o desenvolvimento das obras “em tempo real”, inclusive as do programa “Minha Casa, Minha Vida”, o qual prevê a construção de um milhão de moradias. Desta forma, o governo facilitaria a liberação dos recursos que esbarram na lentidão da máquina pública. 

O monitoramento das obras por satélite vinha sendo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A assessoria de imprensa da CEF se negou a responder se a proposta seria incorporada aos serviços da Embrapa e se esses serviços seriam mantidos. 

Lançado em janeiro de 2007, o PAC prevê a liberação de R$ 503,9 bilhões em quatro anos. Tais recursos seriam aplicados na recuperação da infraestrutura e em obras para aumentar o ritmo de crescimento econômico do País. 

Porém, o último levantamento realizado pelo Contas Abertas, com base nos relatórios estaduais divulgados pelo comitê gestor do PAC, mostra que de um total de 10,914 mil empreendimentos distribuídos pelo Brasil, apenas 3% foram concluídos e 74% nem sequer saíram do papel.

Autor: DCI