Secretaria de Saneamento e Energia assina convênios e protocolos de intenções com 26 municípios

Nesta quinta-feira, 30/07, a secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena, recebeu 26 prefeitos para assinatura de convênios e protocolos de intenções com a Sabesp e o Departamento de Água e Energia Elétrica (Daee), no Palácio dos Bandeirantes.

Na ocasião, Dilma ressaltou o papel da Sabesp. “A empresa é uma parceira dos municípios e um instrumento do governo para promover o saneamento em todos os municípios de São Paulo”. A secretária também falou sobre a importância da integração entre as secretarias, prefeituras e Sabesp para promover o saneamento “de modo a preservar e recuperar os recursos hídricos do Estado”.

O presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, foi representado pelo diretor de Sistemas Regionais, Umberto Semeghini, que assinou protocolo de intenções para implementar estudos, elaborar e construir uma Estação de Tratamento de Esgotos em Bocaina. O mesmo tipo de protocolo foi assinado com a cidade de Iracemápolis, visando a melhoria do abastecimento de água no município.

Na cerimônia, ainda estiveram presentes o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, o deputado federal Mendes Thame, o deputado estadual João Caramez e o superintendente do Daee, Ubirajara Félix.

O diretor da Sabesp ainda formalizou dois convênios com as prefeituras de Ipuã e Junqueirópolis. Em Ipuã, será construída uma estação elevatória de água tratada e um reservatório de concreto de 250 m³, no Jardim Helena. Já em Junqueirópolis, o convênio com a Sabesp viabilizará uma sub-adutora de água tratada, interligando diversos bairros do município.

Durante a abertura do evento, Semeghini destacou o objetivo da cerimônia. “A principal característica deste encontro é a ideia de integração entre os órgãos que compõem a Secretaria de Saneamento e Energia com o objetivo de universalizar o saneamento em todo o Estado de São Paulo”.

A secretaria e o Daee ainda assinaram convênios com 22 municípios, a fim de promover obras de combate a enchentes, melhorias no abastecimento de água e canalização de córregos. O superintendente do órgão se mostrou satisfeito com os contratos. “Estamos felizes em cumprir o nosso papel e ajudar a melhorar a qualidade de vida dos moradores desses municípios”, explicou Ubirajara. Em seguida, o secretário Sidney Beraldo comentou sobre a importância dos investimentos. “Investir em saneamento é investir em meio ambiente e saúde”.

Por fim, a prefeita de Bastos, que falou em nome dos prefeitos presentes, destacou o objetivo dos convênios para as cidades. “A importância desses acordos é muito grande porque traz saúde e desenvolvimento aos municípios”.

Autor: Agencia Noticias da Sabesp