Líder em osmose reversa, Perenne leva à XX Fenasan tecnologia de ponta para tratamento de água e saneamento ambiental

Soluções para governos e prefeituras no combate à escassez de água potável é principal foco da empresa no evento, “Aplicações de membranas em tratamento de água, efluentes e reuso” é tema de palestra da Perenne no Encontro Técnico AESABESP, no dia 12/8, às 16h40, protótipo do dessalinizador da Perenne em Fernando de Noronha estará em funcionamento no estande da empresa, e a companhia brasileira acaba de ser premiada mundialmente, devido ao seu crescimento e tecnologias inovadoras.

A Perenne, empresa de engenharia que atua no desenvolvimento, implantação e operação de sistemas e soluções de tratamento de água e efluentes, apresentará para os visitantes da Fenasan (XX Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente) tecnologias de ponta empregadas em seus processos de tratamento, como ultrafiltração e dessalinização de água.
Líder no uso da técnica de osmose reversa no Brasil, a Perenne demonstrará na Fenasan como governos e prefeituras podem contar com esta e outras soluções em saneamento ambiental, dessalinização de água do mar e de poços de água salobra.

Os benefícios do emprego da tecnologia da osmose reversa estão na baixa utilização de produtos químicos (o que não causa impacto ambiental), na construção de estações compactas (que ocupam menor espaço físico) e também na criação de uma alternativa para a escassez de água potável, principalmente nas regiões semiáridas de nosso país.

Estará em exposição no estande da Perenne o protótipo de uma estação de dessalinização de água (que segue o mesmo princípio da que abastece parte da Ilha de Fernando de Noronha). No sistema, a água passa por membranas filtrantes que fazem a separação dos sais. Ou seja, a água do mar entra nas membranas e dentro do equipamento é separada em duas partes: uma de água potável (chamada de permeado) e outra com água mais salina (que carrega os sais retirados da água potabilizada). A tecnologia ainda é capaz de eliminar bactérias e vírus da água tratada.

Fernando de Noronha – A Perenne implantou o projeto de dessalinização de água do mar em Fernando de Noronha, utilizando a tecnologia de osmose reversa, para atender a demanda de água potável na rede pública do arquipélago, cuja disponibilidade de água superficial é bastante limitada.

A utilização da tecnologia limpa, oferecida pelas membranas para a potabilização de água do mar, atende tanto a necessidade de abastecer a região com água potável como também a constante preocupação com a preservação ambiental (já que não é necessário utilizar altos níveis de produtos químicos). O projeto é considerado um case de sucesso e deve receber mais investimentos para sua ampliação ainda este ano.

Outros projetos semelhantes estão sendo estudados para implantação em outros Estados do Nordeste.

Palestra técnica – A Perenne estará representada no Encontro Técnico AESABESP, que ocorre simultaneamente à Fenasan, por meio de palestra do coordenador da área de pesquisa e desenvolvimento da empresa, Daniel Brooke Peig, com o tema “Aplicações de membranas em tratamento de água, efluentes e reuso”. A palestra ocorre no dia 12/8, às 16h40. Inscrições para o congresso podem ser feitas pelo site http://www.fenasan.com.br/encontrotecnico/congr_inscricoes.php.

Premiada nos Estados Unidos – O crescimento da Perenne vem sendo observado pelo mercado mundial. Em maio, a empresa recebeu, nos Estados Unidos, o prêmio Best Practices Award 2008, conferido pela consultoria americana Frost & Sullivan. A Perenne foi vencedora da categoria Brazilian Water and Wastewater Business Development Strategy Leadership, devido ao seu expressivo crescimento nos últimos quatro anos, com forte ampliação das vendas, distribuição estratégica e expertise no desenvolvimento e uso de tecnologias inovadoras. De 2004 a 2008, período analisado pela consultoria, a Perenne saltou de 20 para 200 colaboradores, atingindo também a liderança na tecnologia de osmose reversa no país.

Sobre a Empresa – A Perenne é uma empresa de engenharia que atua há mais de 17 anos no desenvolvimento, implantação e operação de sistemas e soluções de tratamento de água e efluentes para Indústria e Setor Público. A companhia é líder brasileira em projetos com a utilização da tecnologia “Osmose Reversa”, uma das mais inovadoras e utilizadas no mundo.

A empresa prioriza o uso inteligente e ambientalmente responsável dos recursos disponíveis, alcançando as características necessárias para a obtenção de água de elevado padrão de qualidade para governos e companhias nacionais e multinacionais dos setores químico e petroquímico, de papel e celulose, mineração e siderurgia, automotivo, bebidas e alimentos, têxtil, sucroalcooleiro e também para abastecimento público.

Preocupada em oferecer o melhor atendimento a seus clientes, mantém sua equipe de trabalho em permanente atualização, mesclando experientes administradores, projetistas, engenheiros e técnicos de campo.

Entre os serviços e soluções oferecidas pela Perenne estão o desenvolvimento, implantação e operação de sistemas de tratamento de água, sistemas de tratamento de efluentes, sistemas de reuso, dessalinização de água do mar para potabilização, tratamento de água subterrânea, entre outros.

Na sua carteira de principais clientes estão: AmBev, Bahia Pulp, CPFL, Petrobras, Sabesp, Usiminas, Votorantim, Governo da Paraíba, Governo de Pernambuco, entre outros. Possui uma Diretoria de Pesquisa & Desenvolvimento, que atua em parceria com profissionais da Universidade de São Paulo (USP), FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) e outras instituições para desenvolvimento de novas tecnologias.

O Programa Perenne Lado a Lado de assistência técnica permanente aos clientes, os programas de capacitação em operação de sistemas e o serviço exclusivo de “autópsia de membranas” também estão entre os diferenciais de mercado da companhia, que atua desde o desenvolvimento dos projetos de engenharia até o fornecimento, instalação e assistência dos equipamentos, realizando toda a gestão.

. [ Perenne na XX Fenasan, de 12 a 14 de agosto, das 13h às 20h, Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo – Rua E, Av. Otto Baumgart, 1.000 – Vila Guilherme – São Paulo. Entrada franca. || Palestra técnica Fenasan, em 12/08, às 16h40,Auditório 2, Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo – Rua E, Av. Otto Baumgart, 1.000 – Vila Guilherme – São Paulo].

Autor: Portal Fator Brasil