Cedae firma parceria público privada em prol do futuro do meio ambiente

O governador Sérgio Cabral assinou no dia 29 de julho (quarta-feira), uma inédita Parceria Público Privada (PPP) entre a Nova Cedae e as empreiteiras RJZ/Cyrella e Carvalho Hosken, que prevê investimentos da ordem de R$ 7 milhões em saneamento na Barra da Tijuca. O acordo pioneiro antecipará em cinco anos a implantação da captação de esgotos de diversas regiões da Barra da Tijuca, evitando a geração de futuros passivos ambientais. A parceria também promoverá sustentabilidade a diversos empreendimentos da Barra da Tijuca, agregando “valor ambiental” a estas novas construções no bairro.

“Esse investimento é uma clara demonstração de que não há sociedade que viva sem bons exemplos. A Cedae, RJZ/Cyrella e Carvalho Hosken firmaram uma parceria pioneira em prol do desenvolvimento sustentável do Estado que certamento será seguida por outros empresários”, salientou Cabral.

Dentro da Parceria Público Privada, que foi firmada com apoio da Câmara Comunitária da Barra, serão beneficiadas as regiões conhecidas como Península, Gleba F e O2, que terão grande crescimento imobiliário. Além dos condomínios que serão construídos nestas localidades, os empreendimentos comerciais já existentes situados no entorno da Avenida Via Parque, como os Shoppings Via Parque e CasaShopping, as lojas Tok Stok e Leroy Merlin, e um katódromo, entre outros, também serão atendidos. Ao todo, o novo sistema atenderá uma população futura de cerca de 100 mil pessoas.

“Com a assinatura do convênio, os novos condomínios poderão anunciar que tem piscinas, quadras de esportes e áreas de lazer e que, agora, são ambientalmente legais. Afinal, contarão com a implantação do sistema de esgotamento sanitário conectado ao Emissário Sumarino da Barra da Tijuca, beneficiando regiões do entorno da Avenida Via Parque, evitando que esgotos sejam lançados nas lagoas da Barra da Tijuca. Os condomínios que aderirem à iniciativa receberão um Selo de Empreendimento Conectado. Enfim, agregando qualidade de vida e valor ambiental aos novos empreendimentos numa região que tem um grande crescimento imobiliário”, informou o presidente Wagner Victer.

A entrada em operação do novo sistema, que terá capacidade de coletar 450 litros de esgotos por segundo ao Emissário Submarino, evitará a construção de estações de tratamento em condomínios. O investimento prevê a interligação da futura elevatória Lagoa da Tijuca à Estação de Tratamento da Barra da Tijuca e ao Emissário Submarino. Além disso, serão assentados 3.000 metros de tronco coletor com 900 milímetros de diâmetro, construídas duas elevatórias. Para a realização do novo sistema, a Cedae vai construir um túnel, que passará por baixo da Avenida Ayrton Senna, que permitirá a conexão do novo tronco coletor à Estação da Barra.

No evento, o presidente o presidente da Câmara Comunitária da Barra, Delair Dumbrosck, afirmou que, pela primeira vez em 30 anos, viu um governo iniciar e concluir obras de saneamento básico na Barra da Tijuca. Além disso, o vice-presidente da construtora RJZ/Cirella, Rogério Zylberstajn, salientou também que a parceria pioneira vai estimular os outros empresários do Rio de Janeiro a firmarem outros convênios para o bem estar da população fluminense.

O presidente da construtora Carvalho Hosken, Carlos Carvalho, frisou a importância dessa parceria Público Privada para a região da Barra da Tijuca.

“Essa parceria representa uma melhoria na qualidade de vida, no meio ambiente e a valorização dos novos empreendimentos na região. Eu não tinha esperança de ver em vida esse conjunto de obras ser realizada na Barra da Tijuca”, explicou Carlos Carvalho.
A execução dessas obras é mais uma realização que vai ao encontro dos compromissos ambientais do país junto ao Comitê Olímpico Internacional para a escolha da cidade do Rio como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Além do governador, estiveram presentes o vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, a secretária do Ambiente, Marilene Ramos, o presidente da Nova Cedae, Wagner Victer, o presidente da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, Jorge Picciani, o secretário municipal de Urbanismo, Sérgio Dias, o presidente da construtora Carvalho Hosken, Carlos Carvalho, o vice-presidente da construtora RJZ/Cirella, Rogério Zylberstajn, e o presidente da Câmara Comunitária da Barra, Delair Dumbrosck.

Autor: Portal Fator Brasil