Pesquisa mostra que combinação de madeira e concreto produz vigas mais resistentes

Estudo realizado na Escola de Engenharia de São Carlos, da USP, concluiu que o sistema é ideal para vencer grandes vãos e para o uso em edificações com grande nível de carga

Uma pesquisa realizada na Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo, demonstrou que a combinação de madeira laminada colada (MLC) e concreto armado em vigas é ideal para o uso em grandes vãos e edificações com grande nível de carga. O estudo comprovou a alta resistência e o menor índice de deformação do material.

“A ideia do trabalho foi extrapolar um pouco a versatilidade do material, principalmente em lugares expostos às intempéries como pontes e passarelas”, explica o autor do trabalho, o engenheiro José Luiz Miotto, que também é professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná.

Para testar as propriedades do material, foram produzidas vigas com dimensões estruturais semelhantes às adotadas em edificações, com cinco metros de comprimento. “Desenvolvemos uma viga com seção transversal em T, sendo a parte superior feita com concreto e a parte vertical em madeira laminada, coberta nos quatro lados com concreto”, explica Miotto. “A partir daí, testamos a utilização ou não de reforços em fibras de vidro na estrutura”, completa.

As vigas com fibras de concreto resultaram no aumento de 28% no módulo de ruptura e de 134% na rigidez das vigas. “Por isso, recomendamos esse sistema em obras de pontes com mais de 20 metros de vão”, explica Miotto.

Segundo o engenheiro, as vigas mistas de madeira laminada colada e concreto são uma alternativa às estruturas feitas com roliços de madeiras e concreto, que não podem ser utilizadas em grandes vãos devido às limitações no seu comprimento.

Além do desenvolvimento do material, a pesquisa do engenheiro propõe a inclusão de um procedimento para o dimensionamento das vigas mistas de madeira e concreto reforçadas com fibras de vidro nas normas técnicas brasileiras. “Seria uma complementação à NBR 7190/97 (Projetos de Estruturas de Madeira), atualmente em vigor”, finaliza Miotto.

Autor: Piniweb