Rolls-Royce vai gerar energia para o maior centro de compras e entretenimento da Ásia

A Rolls-Royce, empresa global de sistemas de energia, anúncia que fornecerá uma solução para gerar 40 MW para o maior complexo de compras e entretenimento da Ásia, atualmente em desenvolvimento em Dhaka, capital de Bangladesh.

A Jamuna Business Ltd. Encomendou seis motores a gás Rolls-Royce Bergen M35:40 para fornecer energia ao seu Jamuna Future Park, um grande projeto de sete pavimentos que combina instalações para diversão, venda e exposições.

Os seis motores de 16 cilindros, acionados a gás, gerarão eletricidade de forma limpa e eficiente em estações de força projetadas em torno de um conceito de projeto modular da Rolls-Royce que é altamente eficiente, benéfico do ponto de vista ambiental e favorável do ponto de vista do custo/benefício.

Comentando sobre a seleção da Rolls-Royce para este projeto, Nurul Islam, “chairman” da Jamuna, declarou: “Minha visão e missão eram construir um “shopping center” em Bangladesh, que fosse o maior centro de comércio e diversões, e o de maior prestígio, na Ásia. Para ajudar a tornar esse sonho realidade selecionei a Rolls-Royce para fornecer nossa energia, pois considero que seus motores a gás oferecem a melhor solução econômica”.

O conjunto da Rolls-Royce fornecerá energia para instalações que incluem 118 escadas rolantes, 26 elevadores de grande porte, três calçadas móveis, um hipermercado, centenas de lojas pequenas, duas piscinas, centros de entretenimento e um parque temático coberto para crianças. A expansão planejada para o futuro inclui um hotel de cinco estrelas, um novo hospital, escritórios, uma mesquita e centro de imprensa.

“Estamos felizes de ter vencido a concorrência para fornecer energia elétrica ao Jamuna Future Park. O sucesso e rentabilidade do parque dependem de energia confiável, e esse contrato destaca a qualidade, confiabilidade e eficiência dos produtos e serviços Rolls-Royce”, explicou Premangshu Sanyal, Diretor-Administrativo de Energia da Rolls-Royce Índia.

“A presença da Energypac, nosso parceiro de serviços local em Bangladesh e a proximidade de nossa base de suporte técnico na Índia assegurarão elevados padrões e desempenho consistente”, acrescentou ele.

As estações de força serão fornecidas em duas fases. Na primeira, três motores serão entregues ao final de 2009, cada um acionando um gerador elétrico para fornecer 6,81 MW de energia sem interrupções, independente da rede local.

Três conjuntos serão entregues na segunda fase, em 2010, que elevará para mais de 40 MW o total da energia fornecida pela Rolls-Royce à Jamuna.

Perfil: A Rolls-Royce, um dos líderes mundiais no fornecimento de sistemas de energia e serviços para uso em terra, no mar e no ar, estabeleceu uma posição forte em mercados globais — aeroespacial civil, aeroespacial militar, marítimo e de energia.

Em 2008, a Rolls-Royce e seus parceiros investiram £885 milhões em pesquisa e desenvolvimento, e dois terços desse total têm o objetivo de melhorar ainda mais o aspecto ambiental de seus produtos, em particular a redução de ruído e gases.

Em 2008, as vendas anuais foram de £9,1 bilhões, dos quais 52 por cento vieram de receitas de serviços. A caderneta de encomendas firmes e anunciadas estava em £55,5 bilhões, permitindo entrever boas perspectivas para os futuros níveis de atividade.

A Rolls-Royce tem mais de 1.300 motores em serviço na Índia, principalmente como resultado de programas de defesa de longo prazo. Entretanto, todos os quatro setores globais de mercados da empresa — aeroespacial civil, aeroespacial militar, marítimo e de energia — estão bem representados.

Na Índia, o negócio de energia tem mais de cem turbinas a gás em serviço, gerando energia e acionando compressores de gás para aplicações em terra e “offshore”.

A divisão de Energia da Rolls-Royce India Private Limited, sediada em Nova Delhi, tem comprovada capacidade em engenharia, gerenciamento de projetos e serviços pós-venda para clientes de motores a explosão (diesel e gás) e suporta os clientes da Rolls-Royce no Sudeste da Ásia.

Os motores a gás Rolls-Royce Bergen estão entre os mais eficientes disponíveis para aplicações em energia elétrica. Instalados em 20 países, eles geram mais de 1.800 MW de energia elétrica e 1.000 MW de energia térmica.

Vinte e cinco motores a gás Rolls-Royce já estão instalados em Bangladesh, fornecendo energia para clientes nas indústrias de cimento, química e siderúrgica.

As maiores bases de motores a gás instalados são na Espanha, com mais de 140 motores, Itália, com mais de 130, Dinamarca, com mais de 80, Índia e Bangladesh, com 52, e Holanda, com 31.

A Rolls-Royce vem fornecendo produtos e serviços a clientes no Brasil desde a década de 50. O principal cliente no setor aeroespacial civil é a TAM, que emprega motores Rolls-Royce Trent 500 em seus A340s, e motores V2500 em seus Airbus A319s, A320s e A321s. A Força Aérea Brasileira vem usando motores Rolls-Royce desde 1953, e a Marinha do Brasil usa uma grande frota de turbinas Rolls-Royce para impulsionar suas fragatas, através de um acordo de serviços de longo prazo. No setor de energia, a Rolls-Royce fornece à Petrobras sistemas de geração de energia “offshore” e compressores de gás centrífugos para o projeto do gasoduto terrestre Gasene.

Desde o lançamento, em 2000, da primeira embarcação UT (CBO Rio) projetada pela Rolls- Royce, o mercado de embarcações offshore cresceu consideravelmente.Hoje são mais de cem embarcações de Suprimento de Plataformas e Rebocadores de Suprimento e Manuseios de Âncoras (AHTS) dotados de equipamentos Rolls-Royce operando no Brasil.Quarenta dessas embarcações foram construídas em estaleiros brasileiros com projetos da Rolls- Royce.

Autor: Portal Fator Brasil