CAP atualiza regulamento de exploração do Porto do Rio Grande

O Conselho de Autoridade Portuária do Porto do Rio Grande (CAP/Rio Grande) está trabalhando na revisão e atualização do Regulamento de exploração do Porto Organizado do Rio Grande. Em reunião ocorrida na manhã desta terça-feira (21), foram avaliados, pelos membros do Conselho, todos os artigos do Regulamento. A partir da reunião cada integrante do CAP realizará uma revisão final para posteriormente fazer uma avaliação geral e validar o novo Regulamento que não era atualizado desde 27 de junho de 1995.

A solicitação de atualização por parte do CAP levou em consideração que desde a vigência do Regulamento as operações de carga e descarga e as atividades portuárias em geral receberam impactos decorrentes da introdução de novas tecnologias, seja nos equipamentos, nas instalações ou nos procedimentos adotados nas operações. Além disso, devem-se levar em consideração outros fatores como a alteração do Plano de Zoneamento do Porto Organizado do Rio Grande, arrendamento de áreas e instalações, movimentação de novas cargas, aspectos ambientais, e segurança pública portuária.

Novos Membros: Na reunião de terça-feira (21), também foram empossados pelo presidente do CAP/Rio Grande, Ayres Apolinário, os novos membros do Conselho. Como membros suplentes do Bloco dos Usuários dos Serviços Portuários e Afins, representando os exportadores e importadores de mercadorias em instalações portuárias privadas, foram nomeados o presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do RS (Fecoagro/RS), Rui Polidoro Pinto, e a integrante da Branskem, Cristiane Gehrke. Também foi empossado como membro suplente, o integrante do Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Portuários do Rio Grande, Cláudio Roberto Xavier Gonçalves, que atuará no Bloco da Classe dos Trabalhadores Portuários, representando os demais trabalhadores. Na reunião, ainda foi designado como membro suplente do Bloco dos Operadores Portuários, representando as instalações portuárias privadas, o diretor do complexo Termasa/Tergrasa, Guillermo Dawson.

Autor: Portal Fator Brasil