Rodovias do litoral

Deverão ser abertas nesta semana, pelo Governo do Estado, as licitações para a concessão, ao setor privado, das rodovias do litoral paulista, tanto ao norte, a Rio-Santos, quanto ao sul, a Manuel da Nóbrega. Nos dois casos, em troca da tarifa de pedágio, os vencedores terão de melhorar as pistas e a sinalização, no sentido de que o trânsito de veículos se dê nas melhores condições possíveis.

Sob esse aspecto. a duplicação certamente, de um lado e de outro, impõe-se com uma necessidade. Claro que não serão obras de curto prazo, mas um dia terão que ser feitas. No norte, a medida é justificada pelo intenso movimento turístico da região, abastecido pelas estradas que vêm da capital, via Baixada Santista, ou partem do Vale do Paraíba. No sul, falta apenas a duplicação do trecho final, entre Peruíbe e o entroncamento com a BR-116 (Régis Bittencourt), no Planalto, projeto que deveria ser concretizado com prioridade, tendo em vista a importância estratégica dessa rodovia como um dos acessos ao Porto de Santos e às indústrias de Cubatão.

No final do ano, deve estar concluído o trecho sul do Rodoanel, abrangendo o Sistema Anchieta-Imigrantes. A obra permitirá a adoção de uma medida radical pela Prefeitura de São Paulo, que será a proibição do tráfego de caminhões pelas avenidas marginais da capital. Uma razão a mais para que a interligação seja entregue no prazo previsto.

Autor: A Tribuna