Secretário dos Transportes: Conclusão do Rodoanel até a Copa de 2014

O secretário estadual dos Transportes, Mauro Arce, prevê que o Rodoanel, maior obra viária em andamento na América Latina, estará totalmente concluído até 2014, graças aos esforços empenhados pelo governador José Serra. O complexo interligará 10 das principais estradas que unem o Interior à Região Metropolitana de São Paulo, desafogando o trânsito e facilitando
o escoamento da produção agroindustrial.

Segundo Mauro Arce, com a antecipação de nove meses no prazo de entrega do Trecho Sul e a viabilização da licitação dos trechos Leste e Norte, será possível concluir os 170 quilômetros do Rodoanel até a Copa do Mundo de 2014. No entanto, ele destaca que cumprir essa meta
também depende do apoio dos futuros governantes, já que a obra não será totalmente finalizada até o fim do mandato do governador José Serra, em dezembro de 2010.

Quando completamente concluído, o Rodoanel interligará as rodovias Castelo Branco, Raposo Tavares, Régis Bittencourt, Anchieta, Imigrantes, Ayrton Senna, Dutra, Fernão Dias, Anhanguera e Bandeirantes. Os reflexos positivos dessa grandiosa obra também serão sentidos nas marginais do Tietê e Pinheiros, com redução do pesado tráfego que congestiona diariamente as duas importantes vias.

Mauro Arce lembra que a obra do Rodoanel é extremamente complexa também pela atenção ao meio ambiente, pois seu traçado passa pelas represas Billings e Guarapiranga, responsáveis por 50% do abastecimento de água da Região Metropolitana, e por importantes
reservas ecológicas. De acordo com o secretário, para minimizar o impacto ambiental, estão sendo construídos diversos parques, alguns abertos à população e outros destinados somente à preservação da Mata Atlântica.

O secretário Mauro Arce destaca os recursos financeiros como outra dificuldade da obra:
“Quando o governador José Serra assumiu, estavam previstos apenas R$ 250 milhões do Estado para o Rodoanel. Se contássemos somente com este dinheiro, demoraríamos 15
anos para terminar. Então, houve um esforço muito grande. O governador saiu à frente para buscar recursos. Os recursos vieram não da venda da Nossa Caixa, mas da venda da
folha de pagamento dos servidores.

Daquele pacote, R$ 1 bilhão veio para o Rodoanel. Mas a concessão do Trecho Oeste nos rendeu R$ 2 bilhões, divididos em 24 parcelas. E mais a participação do governo federal”.
Mauro Arce também reforça a importância dos recursos destinados ao Rodoanel pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o que permitiu repasse de R$ 1,2
bilhão, dividido em R$ 300 milhões por ano. De acordo com o secretário dos Transportes, o governador José Serra entrou em contato com o presidente Luis Inácio Lula da Silva e
obteve a promessa do governo federal antecipar o pagamento para viabilizar o adiantamento da conclusão das obras.

Para Mauro Arce, cada trecho concluído do Rodoanel provoca impactos positivos no trânsito. Ele lembra que, em 2002, quando foi entregue o Trecho Oeste, ligando as rodovias Castelo
Branco, Raposo Tavares e Régis Bittencourt, notou-se redução no congestionamento de
algumas avenidas de São Paulo. Já o final das obras do Trecho Sul, que envolve as rodovias Anchieta e Imigrantes, facilitará o acesso dos motoristas ao Litoral e o escoamento da
produção pelo Porto de Santos.

Autor: Boletim Sinimail