Plano diretor prevê concentração de carga no Porto do Rio Grande

Transformar o Porto do Rio Grande em concentrador de cargas e o Estado em centro logístico do Mercosul são projetos de plano diretor (master plan) dos consultores holandeses Win Ruijgh, presidente da Associação dos Portos de Amsterdã (Amport), e Harrie de Lajier, diretor de projetos do NEA Transport (instituto holandês de pesquisas internacionais na área de transportes). Os dois executivos se reuniram, na última segunda-feira (6), em Porto Alegre, com o grupo de trabalho da Força-Tarefa Intermodal encarregado de debater gargalos e propostas de soluções relativos aos setores de terminais portuários, contêineres e granéis. Na ocasião, esteve presente o superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco. 

Os consultores baseiam-se no exemplo da Holanda, onde os complexos portuários de Amsterdã e Roterdã desenvolvem forte política de atração de transporte de mercadorias pela hidrovia. Os cais de Porto Alegre, Cachoeira do Sul, Estrela e Pelotas se tornariam rede coletora para alimentar o terminal marítimo gaúcho. “Com a malha rodoviária gaúcha congestionada, o projeto de utilização da hidrovia garante redução de custos e aumento de competitividade para o setor produtivo do Rio Grande do Sul”, ressaltou o secretário adjunto de Infra-Estrutura e Logística, Adalberto Silveira Netto. 

A meta do governo do Estado é aumentar, em dez anos, a participação do modal hidroviário de atuais 4% para 15% da matriz de transporte gaúcha, com integração dos segmentos de transporte rodoviário, ferroviário e cabotagem (navegação costeira ou entre portos do mesmo país). 

Para tornar atrativa a transferência de carga para a hidrovia, Harrie considera fundamentais “desenvolvimento de sistemas logísticos e fluxo de carga e, em conseqüência, gerar viabilidade econômica”. Na Holanda, é possível subsidiar entre 15% a 30% do custo de investimentos em embarcações, equipamentos, terminais, melhorias hidroviárias e intermodalidade. Além disso, naquele país, empreendedores e transportadores recebem benefícios e vantagens fiscais para transferir carga para hidrovia. 

A agenda de apresentação de planos diretores (master plans) para os segmentos no Rio Grande do Sul prossegue nesta terça (7/7) e quarta-feira (8/7). As programações ocorrem nos dois dias às 9 horas, no auditório da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH). Na ocasião, o diretor Financeiro e Administrativo do Porto do Rio Grande, Daniel Silveira, estará representando o porto rio-grandino. A força-tarefa é liderada pela governadora Yeda Crusius e composta pelo secretário Daniel Andrade e empresários Jorge Gerdau Johannpeter, Paulo Tigre e Davi Randon.

Autor: Assessoria do Porto do Rio Grande