Museu interativo do clima é inaugurado na Alemanha

Projeto arquitetônico do escritório alemão Klumpp e de Paul Niederhaus & Partner GmbH possui formato curvilíneo com todo o exterior composto por 4.700 painéis de vidro fabricados individualmente 

No dia 27 de junho o museu do clima Klimahaus, na cidade alemã de Bremerhaven, foi inaugurado para visitação pública. Com quatro exposições interativas, os visitantes podem presenciar fenômenos climáticos e meteorológicos. O projeto arquitetônico é do escritório alemão Klumpp e de Paul Niederhaus & Partner GmbH, que desenvolveram, em parceria com a construtora Petri & Tiemann, um edifício de 11.500 m², para recepcionar, segundo expectativas, 600 mil pessoas por ano. 

O edifício possui um formato curvilíneo, com todo o exterior composto por 4.700 painéis de vidro fabricados individualmente. A estrutura da construção além de ser composta por aço girder, utiliza elementos de construção naval que circundam todo o edifício. Toda essa estrutura pesa 1.200 toneladas. Na construção, foram estabelecidas normas de proteção climática com técnicas como arrefecimento de concreto e ventilação natural. 

O museu apresenta quatro exposições: Elementos, Perspectivas, Chances e Viagem. A exposição Viagem está localizada no núcleo do museu e é a maior atração com uma área de 4.800 m². Os visitantes percorrem o globo na linha de longitude 8º Oeste. Este meridiano foi definido porque é onde está localizado o museu. Em um único dia, consegue-se sentir o clima dos alpes suíços, região africana do Sahel, Antártida, Alasca e Ilhas do mar do Norte. 

Com parceiros como o mundialmente famoso Alfred Wegener Institute for Polar e Marinha Investigação, o Instituto Max Planck de Meteorologia e do Deutscher Wetterdienst (o Serviço Alemão de Meteorologia), o museu Klimahaus possui uma equipe para atualizar a exposição, de acordo com as últimos avanços científicos.

Autor: PINIWeb