SindusCon-SP propõe mobilização nacional para baixar o preço do vergalhão de aço

O preço do vergalhão de aço utilizado na construção civil no Brasil é 79% mais caro que nos Estados Unidos; 2,55 vezes mais custoso que na Índia e espantosos 3,02 vezes mais alto que na China. Os dados fazem parte de um estudo que o presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe, apresentou no último dia 16 de junho no Conselho de Administração da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção).

Segundo Watanabe, esse comparativo mostra o equivoco do governo em aumentar para 12% a alíquota do Imposto de Importação do vergalhão. “No Brasil, em que poucos produtores dominam a quase totalidade do mercado, o que o país necessita é a queda dos preços, pela via do aumento da concorrência, até para sairmos mais rapidamente da crise. E isso só se consegue com maior exposição à importação”, diz Watanabe.

Para o presidente do SindusCon-SP, cabe à construção fazer uma mobilização nacional para buscar maior equilíbrio entre os preços externos e internos do aço. O setor deve priorizar a indústria nacional, porém não pode aceitar preços internos exorbitantes.

Autor: Assessoria de imprensa