Encontro técnico no Sinduscon-Rio debate tendências tecnológicas para a construção civil

Modelo de contrato entre construtoras e concreteiras e Concreto Auto-Adensável são os temas principais do evento, que será realizado no dia 18 de junho. 

A Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (ABESC) e a Comunidade da Construção realizam no dia 18 de junho, a partir das 8h30, o Encontro Técnico da Comunida de da Construção, no Sinduscon-Rio, no Centro, Rio de Janeiro. 

Com o apoio da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e do próprio Sinduscon-Rio, o evento tem como objetivos apresentar as vantagens da utilização do Concreto Auto-Adensável e oferecer uma proposta de modelo de contrato entre construtoras e concreteiras, buscando fortalecer o relacionamento entre ambas as partes. No final do evento, um debate será gerado sobre as tendências tecnológicas para a construção civil. 

O time de palestrantes é formado por Arcindo Vaquero y Mayor, consultor na área de tecnologia e meio ambiente que desenvolve trabalhos para a ABESC; Regina Cruz, arquiteta e diretora da TecFôrmas, empresa especializada em projetos de fôrmas para estruturas de concreto; e Lydio dos Santos Bandeira Mello, coordenador do Conselho da Comunidade da Construção do Rio de Janeiro e Presidente da COMAT – Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade do Sinduscon-Rio. 

As inscrições para participar do evento são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones (21) 2221-5225 (Sinduscon-Rio), 2531-1990 ou 2531-2729 (ABCP). Vagas limitadas. 

Perfil da Comunidade da Construção – A Comunidade da Construção, movimento lançado pela ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland –, em 2002, possui 17 pólos implantados no país, que integram cerca de 200 construtoras, 15 instituições de ensino, aproximadamente 20 entidades representativas de construtores e centenas de engenheiros e arquitetos, além de diversas indústrias e entidades de formação profissional e empresarial. 

Desde sua criação, a Comunidade se organizou pelo país, definiu seus indicadores e programas, monitorou obras, promoveu cursos e capacitou profissionais. O resultado é a integração dos agentes e participação de todos ao longo dos processos. 

Cerca de 1.000 profissionais buscam na Comunidade da Construção ferramentas e apoio para aumentar a competitividade e melhorar o desempenho dos sistemas construtivos à base de cimento. 

Esse número representa a vanguarda do setor da construção civil no Brasil: são empresas e pessoas comprometidas com a qualidade e a eficácia, formadores de opinião e, sobretudo, multiplicadores, que influem positivamente na cultura da construção civil brasileira. 

Concreto Auto-Adensável – Desenvolvido no Japão em 1988, o Concreto Auto-Adensável é um concreto de alto desempenho com uma excelente trabalhabilidade no estado fresco e alta resistência à segregação. Também conhecido como CAA, o concreto possui a capacidade de se moldar nas fôrmas da estrutura de uma edificação, sem a necessidade de vibração ou compactação, preenchendo cada espaço exclusivamente através do seu próprio peso. 

O uso do Concreto Auto-Adensável reúne diversas vantagens, como a aceleração da construção, a redução da mão-de-obra no canteiro, a melhoria do acabamento final da superfície e o aumento da durabilidade da construção, além de permitir uma liberdade de formas e dimensões, além de concretagens em peças de seções reduzidas. 

. [ Encontro no dia 18 de junho de 2009 (quinta-feira), das 8h30 às 12h, no Sinduscon-Rio – Rua do Senado, 213 – Centro – Rio de Janeiro. Mais informações: (21) 2221-5225 / 2531-1990 / 2531-2729].

Autor: Assessoria de imprensa